Delegados Leonardo Pio e Ivan Lopes são exonerados pela Polícia Civil

Os delegados de polícia Leonardo Pio e Ivan Lopes foram exonerados dos cargos de confiança que exercem pela Polícia Civil. O diário oficial do estado de Minas Gerais trouxe hoje as exonerações dos Delegados Leonardo Pio e Ivan José Lopes dos cargos de confiança, veja trecho do Diário Oficial:

“Usando da competência delegada pelo artigo primeiro do Decreto número 47.620, de primeiro de janeiro de 2019, EXONERA, nos termos do artigo 106, alínea b, da lei número 869, de 5 de julho de 1952, IVAN JOSÉ LOPES, cargo efetivo de delegado geral de polícia, código DI do cargo em comissão de coordenador geral de segurança, código CO07CD8, símbolo PD-01, da superintendência de informações e inteligência policial, lotado no quadro de cargos da Polícia Civil de Minas Gerais.”

Segue:

“Usando da competência delegada pelo artigo primeiro do Decreto número 47.620, de primeiro de janeiro de 2019, EXONERA, nos termos do artigo 106, alínea b, da lei número 869, de 5 de julho de 1952, LEONARDO MOREIRA PIO, MASP 1.237.756-0, cargo efetivo de delegado geral de polícia, código DI, nível especial, do cargo em comissão de delegado regional de segurança pública, código DI6CD22, símbolo PD-02 da superintendência de investigação e polícia judiciária lotado no quadro de cargos da Polícia Civil de Minas Gerais.”

 

 

Diário oficial MG

Nota da Polícia Civil de Minas Gerais em relação a operação One Way:

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) manifesta que, por meio da Corregedoria Geral da Instituição, participa das investigações com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que culminaram, sexta-feira (05/06), na Operação One Way e está adotando todas as medidas administrativas pertinentes. O único policial preso, investigador, foi encaminhado à casa de Custódia da PCMG, após concluídos os procedimentos atinentes ao cumprimento do mandado de prisão temporária. A Polícia Civil reforça que não admite desvios de conduta e a Chefia da PCMG destaca que sempre garantiu e assegura a total independência nos trabalhos correicionais. Diante da ação desenvolvida, a Chefia da PCMG ressalta que já procedeu ao afastamento dos alvos da operação de suas atuais funções. Registra, ainda, estar consternada com o envolvimento de policiais que se encontravam em exercício de cargos de chefia. Outras informações serão divulgadas em momento oportuno.

 

Relembre os fatos da operação One Way 

Dois delegados da Polícia Civil de Divinópolis foram alvos de mandados de busca e apreensão durante a manhã deste sábado (05)  em Divinópolis.

O Ministério Público de Minas Gerais e a Corregedoria da Polícia Civil de Minas Gerais deflagraram na manhã de sábado (05) a Operação One Way, que tem como objetivo identificar a prática de fraudes no credenciamento de fábricas e estampadoras de placas veiculares, além dos crimes de cartel, associação criminosa, prevaricação, lavagem de dinheiro, dentre outras práticas criminosas, em vários municípios da região Centro-Oeste.
 
A investigação é uma parceria entre o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco),  a Regional Divinópolis, a Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial de Divinópolis e a Corregedoria da Polícia Civil.
 
Foram cumpridos um mandado de prisão, 29 mandados de busca e apreensão, além de medidas de bloqueio de valores, sequestro de bens e suspensão das atividades das empresas investigadas. Os mandados foram cumpridos em Divinópolis, Belo Horizonte, Itaúna, Formiga, Pará de Minas, Bom Despacho, Lagoa da Prata, Santo Antônio do Monte, Itapecerica, Itatiaiuçu e Itaguara.
 
São alvos da operação:
 
– Policiais civis, fábricas de placas veiculares,
– Empresários e “laranjas”, que emprestavam os nomes para figurar nos quadros societários da empresa de forma a escamotear os reais proprietários dos empreendimentos.
 
Há sete meses, as suspeitas vinham sendo investigadas.
 
A Operação One Way contou com a participação de seis promotores de Justiça, cinco servidores do MPMG e 70 policiais civis.
 
Os nomes dos delegados divinopolitanos investigados na operação não foram revelados oficialmente. Porém, nossa equipe de reportagem acompanha detalhes e volta em instantes com mais informações.

Polícia Civil cumpre mandado contra delegados em Divinópolis

O post Delegados Leonardo Pio e Ivan Lopes são exonerados pela Polícia Civil apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Pesquisar