Denúncia de mortes por bactéria leva Vigilância Sanitária ao setor de nefrologia do HSJD

Após denúncia recentemente de que duas pessoas, as quais faziam tratamento no setor de Nefrologia do Hospital São João de Deus (HSJD), em Divinópolis, morreram por causa de uma bactéria; e que aproximadamente seis pacientes estão internados em decorrência da bactéria; membros da Vigilância Sanitária estiveram no setor de Nefrologia para averiguar a situação e foram constatadas algumas irregularidades no local.

A reportagem do Sistema MPA de Comunicação entrou em contato com a assessoria da Prefeitura, para saber quais são as irregularidades, mas até o momento a assessoria não se posicionou sobre o caso.

Já em contato com a assessoria do hospital, esta confirmou por meio de nota que a Vigilância Sanitária esteve na Unidade, mas que alguns pacientes encontram-se internados na instituição devido as complicações de sua Terapia Renal Substitutiva- Hemodiálise; e que as internações são frequentes nestes pacientes e nenhum óbito pode ser atribuído à bactéria, ou a Pirogenia que se refere à reação que é desencadeada pela presença de soluções contaminadas na corrente sanguínea.

Ainda segundo nota, a Vigilância Sanitária fez a vistoria nas dependências da hemodiálise e verificou que o setor está com todos processos assistenciais em conformidade com a resolução da diretoria colegiada número 11, que regulamenta o serviço de diálise.

Além disso, na nota consta que a Unidade de Nefrologia, tem recebido investimentos constantes com a compra de novos equipamentos para melhoria do serviço, segurança e conforto dos pacientes, seguindo criteriosamente a legislação vigente que rege os serviços da Nefrologia. A reportagem tenta contato com a Vigilância Sanitária e a qualquer momento mais detalhes desse caso. Abaixo a nota do HSJD na íntegra:

 

O post Denúncia de mortes por bactéria leva Vigilância Sanitária ao setor de nefrologia do HSJD apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar