Entenda como está funcionando o SAMU – Divulgado Primeiro Balanço

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da região ampliada, o SAMU, iniciou os trabalhos há uma semana. Somente nas primeiras 24 horas de funcionamento foram registradas 430 ligações no 192 , uma média de 18 chamadas por hora e 3 chamadas a cada 10 minutos.

O serviço conta com 31 ambulâncias que estão distribuídas em 24 bases. A implantação do SAMU atenderá 1,2 milhões de pessoas de 54 municípios. Ao todo foram investidos mais de 10 milhões de reais.

Para auxiliar nos atendimentos de casos mais graves, de acordo com a classificação de risco, foi criada no hospital São João de Deus a sala vermelha, desde a inauguração o espaço já fez mais de 40 atendimentos, sendo que mais da metade foi encaminhado pelo SAMU.

Com o serviço de atendimento móvel o Corpo de Bombeiros ganha um auxílio nos atendimentos.  A divisão de ações será dividida entre as duas corporações. Lembrando que os Bombeiros a partir de agora só dará apoio a casos graves.

Na sequência, informações com base em dados divulgados pelo CIS-URG, em coletiva de imprensa, no dia 13 de junho de 2017

SAIBA MAIS SOBRE O SAMU

“Gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da região Ampliada Oeste (CIS-URG), o SAMU tem o objetivo de chegar à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência no menor tempo possível.

Para dar agilidade aos atendimentos, o Serviço conta com uma frota de 31 ambulâncias distribuídas em 24 municípios, que dão suporte total a 54 cidades que integram a Região Ampliada de Saúde (RAS) Oeste.

As ambulâncias são do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), que são tripuladas por um técnico de enfermagem e um condutor socorrista. Além desses veículos, também há sete Unidades de Suporte Avançado (USA), tripuladas por um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista.

As cidades que contam com os veículos foram escolhidas com base em estudos de viabilidade, sendo que a logística dessa distribuição foi feita para que se situem em pontos estratégicos, de forma que o tempo entre a chamada recebida pelo 192 e a chegada da ambulância seja de até 40 minutos em qualquer ponto da região. Para a escolha também foram levados em consideração os acessos, estradas, rodovias e estradas rurais.

Em Divinópolis estarão disponíveis três ambulâncias, sendo duas Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Uma USB estará posicionada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e uma USA e USB estarão disponíveis na Central de Regulação das Urgências, situada no Centro da cidade.”

Reprodução/TV Candidés

HOSPITAIS QUE ATENDEM O SAMU

Hospital São João de Deus em Divinópolis; Hospital São Luis em Formiga, Santa Casa de Campo Belo, Hospital São Judas Tadeu em Oliveira, Hospital Manoel Gonçalves em Itaúna, Hospital Nossa Senhora da Conceição em Pará de Minas, Hospital São Carlos em Lagoa da Prata, Hospital Regional São Sebastião em Santo Antônio do Amparo, Hospital Santa Casa de Bom Despacho, Hospital Senhora Aparecida em Luz, Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio do Monte, Santa Casa de Misericórdia de Dores do Indaiá, Santa Casa de Itaguara, Hospital Municipal São Francisco em Iguatama, Santa Casa de Itapecerica, Hospital Nossa Senhora do Brasil em Bambuí, Santa Casa de Misericórdia em Pitangui e Hospital São Gabriel em Passa Tempo.

Nota do relatório: “O SAMU conta com uma complexa rede de atendimentos em 18 unidades hospitalares da região, cuja finalidade é otimizar recursos humanos, financeiros e tecnológicos, a fim de viabilizar no menor tempo possível o atendimento aos pacientes. A escolha da Rede Hospitalar foi feita após uma análise de viabilidade e levou em consideração diversos critérios. José Marcio Zanardi esclarece que os hospitais não contratualizados e que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estão aptos a prestarem atendimentos normalmente em caso de necessidade, o que será avaliado pela Central de Regulação das Urgências em Divinópolis.
Rede de hospitais conveniados.”

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: