Escolas de Divinópolis precisam passar por inspeção sanitária antes de iniciar aulas presenciais

Na manhã desta sexta-feira (25/09), a Prefeitura de Divinópolis realizou uma coletiva de imprensa para falar sobre questões relacionadas a Onda Verde e reabertura das escolas no município.

Janice Soares, que é diretora de Vigilância em Saúde, na ocasião, explicou que as escolas de Divinópolis vão poder voltar com as aulas presenciais, esse retorno segundo ela será gradual, e paras aquelas escolas que retomarem atividades, estas, vão passar por inspeção sanitária por meio da Vigilância de Saúde.

“As escolas apresentarão um protocolo para a Vigilância, esse protocolo será analisado, se for preciso adequações no protocolo, a escola vai ser orientada, e somente se a escola estiver adequada, a escola volta com as atividades. Até hoje poucas escolas entregaram o protocolo. O pai também tem que autorizar o filho a ir presencialmente nas escolas, se o pai achar que não deve, o filho não vai e a escola deve oferecer o ensino remoto para esses alunos. Aquelas crianças que tem comorbidades, ou que teve contato com alguém que está com Covid 19, não podem retornar as escolas”, afirmou. 

Minas Consciente:

Ainda segundo Janice Soares,  Divinópolis permanece na Onda Verde, e por isso, há a sinalização do retorno as aulas com o laudo da Vigilância. “Estamos acompanhando os dados diariamente. Caso percebermos riscos, nós podemos voltar atrás, e suspender as aulas. Tudo será monitorado”, acrescentou.

Segundo o Secretário de Saúde, Amarildo Sousa, a Secretaria não está obrigando as escolas abrirem, e sim fazendo a autorização. “As escolas que estiverem aptas e passarem pelos regulamentos da vigilância, estão autorizadas a abrirem, com no máximo 50 porcento da capacidade”, frisou.

Sobre as vans escolares:

O Secretário informou que as vans escolares obrigatoriamente tem que passar por higienização.

Cartão de Vacina em dia:

O Secretário ainda relatou que é obrigatório as escolas continuarem com as aulas remotas para aqueles alunos que os pais não deixarem voltar, e as crianças que voltarem de forma presencial devem apresentar o cartão de vacina em dia. 

Reunião com Polícia Militar e Ministério Público:

Houve uma reunião com a Polícia Militar e Ministério Público, para fiscalização de pessoas que estão reunindo, fazendo festas. Vale ressaltar que a Polícia poderá abordar e fazer o flagrante delito, isso vale para sítios, casas particulares.

Fiscalização nas Escolas:

Janice Soares relatou que a Vigilância de Saúde vai fiscalizar as escolas. “A ideia é que após a liberação, haverá visitas mensais e haverá o APP Divinópolis, para as denúncias”, informou.

Possíveis casos dentro das escolas:

Se houver casos dentro da escola, os pais terão que ficar atentos com o protocolo, porque no protocolo tem todas as recomendações, principalmente em relação aos sintomas da Covi 19, e se a criança testar positivo, vai ficar em isolamento. “Vamos seguir o protocolo para casos confirmados, tomaremos todas as medidas e monitoramento com alunos da turma, e professores”, finalizou.

 

Janice Soares

.

Amarildo Sousa

O post Escolas de Divinópolis precisam passar por inspeção sanitária antes de iniciar aulas presenciais apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Minas AM/FM

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: