Pedro Cine Fotos
Divinópolis e Região

Esperada chuva chega a Divinópolis

Por: Rádio Minas 30/09/2017 10:40

A população divinopolitana agradece a chegada da esperada chuva e conta com o início do período chuvoso especialmente na agricultura. O plantio das hortas, especialmente na agricultura familiar, movimenta a economia da cidade, e já ficava inviável devido aos custos de irrigação e a necessidade de buscar água em distâncias maiores, pois os mananciais já não suportavam a seca. Essa chuva é importante nesse setor. Já os reservatórios e rios aguardam mais água para a recuperação.

Para se ter uma ideia do tamanho da seca nestes últimos 30 dias, a Usina de Três Marias desceu o volume útil de 18,8% em 28 de agosto, para 13,6​% em 28 de setembro. O reservatório de Carmo do Cajuru registrou na manhã de hoje uma pequena queda, está em 751,21m, no dia 11 de setembro registrava 751,55m. Vale lembrar que ontem foi recebido 3mm de chuva e até a medição de hoje, havia registrado 8mm.

A previsão do tempo, de acordo com o Sistema de Meteorologia e Recurso Hídricos de Minas Gerais,que para hoje e amanhã, é boa para o Sul de Minas, Triângulo, Oeste e Central Mineira a previsão é de tempo nublado, com pancadas de chuva que podem ocorrer a qualquer hora. As   temperaturas estarão variando entre 18°C e  25°C. Entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro, há previsão de pancadas de chuva no setor centro sul do estado, que resultarão em acumulados significativos em áreas do Triângulo, Central Mineira, Sul de Minas, Campo das Vertentes, Região Metropolitana, Zona da Mata e Doce, alerta o SIMGE.

A situação do Rio Pará já era de restrição, pois dos 4,36m/s em 9 de setembro, caiu para 3m/s em 15 de setembro. Além do Pará outros nove rios em restrição em toda Minas Gerais.

A Copasa também divulgou a situação preocupante

 

Postado originalmente por: Minas AM/FM

%d blogueiros gostam disto: