JMV Technology faz alerta sobre o que será das transmissões de eventos online Pós Covid-19 e dá dicas

Realizar eventos online é uma ótima maneira de inovar e buscar soluções em meio a essa pandemia que estamos passando. Segundo representantes da empresa JMV Technology,  a transmissão de eventos online está sendo requisitada por pessoas, e empresas, de vários setores de mercado. Mas, é preciso prestar atenção às mudanças no mercado de eventos.

Existem muitos benefícios de realizar um evento totalmente por meio da internet. Mas, nem todas as empresas estão prontas para fazer uma transmissão de evento online. Talvez não tenham conhecimento nem sobre por onde começar.   Além disso, é importante observar os próximos passos que o mercado de transmissões de eventos vai trazer após o fator Coronavírus, que assola o mundo, no momento.   

Pensando nisso, a empresa JMV Technology, criou um artigo para facilitar o trabalho dessas empresas Pós Covid-19. Segue abaixo algumas orientações:

O que são eventos transmitidos online?

Um evento é um acontecimento com intenções bem definidas e organizado por uma empresa, ou instituição. Essa definição serve também para os eventos online, a diferença aqui fica por conta da configuração da realização em si, que no caso de eventos online, seriam realizados somente via internet ou de forma híbrida (evento físico + transmissão online).    Os eventos que são realizados no ambiente digital, podem ser transmitidos online nas redes sociais, ou em uma plataforma especializada em transmissão de eventos online. Um ótimo exemplo de plataforma do tipo é o Live Social, que realiza a retransmissão do seu evento para todas as redes sociais ao mesmo tempo. 

Um estudo da Video Viewers, definiu que 95% dos internautas brasileiros costumam ver vídeos online. Em cinco anos, houve um aumento de 165%. Já o consumo da TV tradicional cresceu apenas 25%. A forma como público está consumindo conteúdo está se modernizando.    

Transmitir eventos online na pandemia: Vantagens:

Com a instalação do isolamento social devido ao novo coronavírus, muitos eventos físicos como palestras, cursos e treinamentos corporativos precisaram se adaptar ao formato online. É uma mudança que garante a continuidade dos trabalhos, mantendo o recebimento do conteúdo pelo seu público, com praticidade e eficácia.   Se sua empresa ainda não realizou uma transmissão de evento online, você precisa conhecer os principais pontos positivos desse tipo de realização de eventos:  

Maior alcance de público: 

A transmissão de evento online atrai o espectador, por que ele pode assistir de onde estiver.   Sendo um evento totalmente online, seu conteúdo é capaz de alcançar muitos espectadores na internet. Afinal, qualquer pessoa, de qualquer localidade do mundo, poderá consumir o seu conteúdo.    Dependendo da plataforma que você utilize para transmitir seu evento online, a quantidade de pessoas assistindo ao seu evento pode crescer exponencialmente e de forma orgânica. Com uma boa estratégia de divulgação, você consegue aumentar sua audiência de forma bem expressiva. Por exemplo, ao utilizar ferramentas como o Live Social para fazer a transmissão do seu evento online, os espectadores podem assistir a sua live em todas as redes sociais e, consequentemente, compartilhar seu conteúdo nestas redes, atraindo mais espectadores para o seu evento online.   Essa estratégia é excelente para sua marca e empresa, você estará trabalhando a imagem e aumentando sua visibilidade.  

Interação em tempo real:

Os espectadores tendem a interagir por se sentirem mais à vontade no ambiente online.  Ferramentas como chat e enquetes são convidativos e estimulam a participação durante as transmissões. Produtos como o JMVPlayer oferecem diversas ferramentas como chat, enquetes e até possibilidade de realização de doações diretamente no player onde a transmissão está sendo realizada.   Além disso, uma outra vantagem dessa interação instantânea é o ‘feedback’ ao vivo dos espectadores. Ou seja, caso o conteúdo esteja ruim, o áudio esteja baixo, ou quaisquer outros comentários, positivos ou não, sejam enviados, eles poderão ser lidos e apreciados durante a própria live, aumentando o engajamento e relevância da sua transmissão.

Conteúdo pode ser disponibilizado posteriormente (VOD):
 Após a realização da transmissão do seu evento online, você poderá guardar esse conteúdo e disponibiliza-lo de forma pública ou privada posteriormente para novos clientes, ou para novos colaboradores, no caso de treinamentos e eventos corporativos. Além disso, a disponibilização desse conteúdo de forma permanente permite que novos espectadores, que não acompanharam a transmissão ao vivo possam consumir esse conteúdo quando quiserem, podendo pausar, voltar e avançar o conteúdo.    Plataformas como o JMVPlay  são essenciais para guardar, organizar e distribuir esses conteúdos com segurança e controle que o seu conteúdo merece.  

Segurança:
Os benefícios no quesito segurança são muitos. Primeiro podemos começar falando acerca da segurança do seu conteúdo em plataformas voltadas para esse tipo de transmissão. Além disso, quando pensamos na situação atual do mundo, que vive uma pandemia do novo Coronavírus, podemos perceber que com esse tipo de evento, transmitido online, o conteúdo e os objetivos de sua empresa ainda podem ser alcançados e seus espectadores, que podem ser clientes ou colaboradores, permanecem em segurança, dentro de suas casas.  

Simplicidade:
Por mais que seja parte de uma tecnologia  muito moderna, a transmissão online é muito utilizada e, com empresas que trabalham na área e possuem essa expertise, fica mais fácil para você, e sua empresa, entrar ou se aperfeiçoar nesse mundo novo das transmissões de eventos ao vivo e online.  

Custo de investimento:

Estamos falando de um evento online, virtual. Nesse formato você consegue diminuir significavelmente os seus custos.    Alguns custos comuns para realização de eventos físicos seriam aluguel de espaço, equipamentos, recursos humanos e etc. Todo esse aparato é reduzido, em extremo, quando optamos pela realização online de eventos.    Quando colocamos na balança,os tipos de eventos, seja ele qual for: curso, seminário, palestra, ‘webinar’, a realização de forma virtual sempre será mais rentável e acessível para todos.   

Praticidade e flexibilidade :

Realizar uma transmissão de evento online se traduz em praticidade, tanto para quem organiza, quanto para o espectador, que poderá consumirá o conteúdo ministrado. O que devemos observar é que o participante poderá acompanhar a live do conforto e segurança da sua casa. Do ponto de vista do organizador, podemos destacar a flexibilidade da produção desse conteúdo, que pode ser disponibilizado ao vivo, ou até ser gravado, aos poucos, de acordo com o tempo e agenda do organizador.    Voltando ao olhar do espectador, eles também têm a chance de acompanhar o conteúdo de qualquer aparelho eletrônico conectado à internet, por exemplo, utilizando apenas um Smartphone e fones de ouvido.  

Reforço de ‘branding’ do seu negócio:

‘Branding’ é a manutenção de sua marca com o objetivo de torná-la mais conhecida, desejada e relevante para seus consumidores e mercado. Em outras palavras, ‘branding’ é todo o argumento da sua marca: aspectos visuais, o tom de voz da marca.    É o que podemos chamar de identidade!   O ‘branding’ é importantíssimo para validar o nome do seu evento, ou marca, frente ao público.    Você se torna ícone no seu nicho e angaria mais vitrine e credibilidade. Isso faz com que, mais pessoas se interessem pela sua empresa e pelos seus eventos online!  

Como planejar um evento online:

É necessário que você tenha em mente que organizar uma transmissão de evento online é bem diferente de fazer um evento presencial, quando falamos de eventos exclusivamente onlines.    Quando tratamos de eventos híbridos, o que precisamos fazer é adaptar os acontecimentos do evento de forma que os espectadores virtuais consigam ter a experiência mais próxima possível da de quem compareceu ao evento pessoalmente.    Ainda assim, algumas partes da organização de um evento são  muito parecidas, como: tema, palestrante, data e horário, e etc.   Na produção, pense e liste todos os produtos, equipamentos e serviços que serão necessários no decorrer do seu evento.    Escolher um local adequado para realizar, ou gravar, seu evento, ou transmiti-lo ao vivo, também é importantíssimo. Não se esqueça que realizar transmissões ao vivo, sejam eventos ou de qualquer outra natureza exige cuidados e profissionalismo, principalmente quando lidamos com empresas, consumidores e o ‘’branding’’ de sua marca na mente de seus clientes.    Solicite os serviços de empresas sérias e qualificadas para te auxiliar na conclusão de projetos como estes.  

Transmissão de eventos online: ao vivo ou gravado?

Ao realizar um evento online, sua empresa tem a opção de definir qual tipo de produção será realizada: transmissão ao vivo ou gravar seu vídeo e depois disponibilizar para o seu público.    Em um evento gravado o apresentador consegue entregar um conteúdo mais bem pensado e sem falhas, sem a perda de nenhum detalhe da apresentação, ou dos tópicos que serão tratados.    Além da praticidade, visto que o conteúdo já está pronto e pode ser distribuído ao público no momento que desejar, gerando mais flexibilidade.   As vantagens de fazer a transmissão do seu evento online ao vivo também são muitas. Decidindo por esse tipo de produção, sua empresa irá passar mais confiança para o público e gerar um valor mais genuíno à marca e produtos.   Afinal, para tratar de um determinado tópico ao vivo, quem apresenta precisa ter um vasto conhecimento e expertise sobre tema, garantindo assim a sua relevância. Além disso, você consegue estar mais presente para o seu público, interagir instantaneamente, e mudar o discurso conforme o evento decorre.   Dúvidas podem surgir e desse ponto, debates mais intensos e importantes podem vir à tona, tornando a sua transmissão do evento ainda mais interessante e enérgica! Como se fosse um evento físico.   Não se esqueça, o perfil do seu público desejado precisa estar sempre em pauta em qualquer escolha que seja feita na organização desses eventos, e também, o tipo e tamanho do seu evento, e empresa, precisam  ser considerados.  

COVID-19: Como fica o mercado de transmissão de eventos?

O distanciamento social é uma das soluções que buscam prevenir o aumento de casos e, consequentemente de mortes, pelo novo Coronavírus. Assim, o mercado de eventos, e transmissão de eventos, brasileiro sofre em cheio por conta dessa crise mundial.    Uma pesquisa idealizada pelo Sebrae, evidencia a pandemia acertou em cheio 98% do mercado de eventos. Ainda que o impacto tenha sido monstruoso, apenas 46% das empresas afirmam que preveem demissões de colaboradores dentro dos próximos três meses.  

Sobrevivência:

Para sobreviver a esta delicada situação, e já pensando em um inevitável retomada dos negócios, 30,1% dos empresários do ramo de eventos estão aproveitando este tempo para reorganizar a gestão.    Um outro ponto, que está recebendo mais atenção também, é o relacionamento com o seu nicho de mercado: 25,2% dos entrevistados na consulta buscam fortalecer esses laços agora.   Outras ações tomadas para evitar pedidos de falência, durante a pandemia, se estendem até capacitação de funcionários: 17,2% estão investindo em suas equipes, e, 15,5% estão adotando ou pretendem adotar  o uso de novas ferramentas tecnológicas para alavancar esse retorno pós Coronavírus.    É nesse momento que inserimos a transmissão de eventos online como ferramenta decisiva para sobrevivência da sua empresa em um momento mundial tão delicado.  

Oportunidades:

No momento em que percebemos que as transmissões de eventos online não são limitantes, em relação ao tamanho do público, podemos ver uma opção eficaz e lucrativa para empresas que já possuíam eventos empresariais, corporativos, acadêmicos ou comerciais marcados, ou não.   E isso é facilitado através de plataformas de transmissão ao vivo (lives), onde sua empresa realiza o evento de forma remota e o seu público, colaborador, cliente poderá consumi-lo de qualquer lugar que tenha uma conexão de internet ativa.   Não há nada de novo aqui, transmissões de eventos online já possuem relevância no mercado e sempre são cogitadas por grandes empresas. Mas com o advindo do Coronavírus, o crescimento dessa estratégia pode sofrer um salto positivo estrondoso nos próximos meses.    É questão de tempo até que o primeiro grande evento seja realizado de forma online, e outros comecem a seguir a tendência   Crise: Tristeza de muitos, mas oportunidades para outros tantos. O uso de novas soluções, e a criatividade de reinvenção serão pontos decisivos para qualquer empresa que busque crescimento através de eventos.    Lançar mão de ferramentas como a adequação de eventos em formato digital é uma tarefa difícil mas pode ser facilmente organizada com o apoio de empresas altamente capacitadas neste ramo.  

Lives: A explosão de transmissões musicais:

As empresas e marcas nunca tiveram tanta dificuldade e nunca se sentiram tão obrigas a deixa a sua zona de conforto com o surto de COVID-19. As marcas se veem cada vez mais enclausuradas e obrigadas a reinventar suas estratégias de marketing, comunicação e eventos.  Nesse cenário, a modernidade e as inovações tecnológicas oferecem uma nova gama de opções de ferramentas e soluções: Isso mostra que eventos digitais, sejam lives, sejam vídeos sob demanda, ou transmissão de eventos, são uma opção disponível para todos.   Altamente afetado pela pandemia do novo coronavírus, o mercado de eventos vem tentando  se reinventar. Uma das alternativas encontradas por empresas é realizar a produção de transmissões ao vivo (as lives) para um público específico de pessoas, sejam eles clientes, público final ou colaboradores da própria companhia.    A Act10n, empresa que atua na conexão entre marcas e celebridades, passou a oferecer shows individuais ou festivais formados por nomes como Preta Gil, Tiago Abravanel, Daniel Boaventura, Bruno Martini, Latino e Double You em uma plataforma para empresas que queiram sediar uma atração virtual para seus colaboradores.   É o mercado se reinventando e dando sinais dos próximos passos que o mercado de transmissão de eventos podem trazer no pós pandemia.  

Pós pandemia: O que podemos esperar das transmissões de eventos?

As transmissões de eventos ao vivo irão, provavelmente, permanecer como um hábito do público e devem, definitivamente, virar uma opção de serviço oportuno para as empresas. O custo de uma festa, ou evento físico, é sem dúvida maior do que uma live.    As empresas estão tendo que trabalhar melhor seus investimentos e a live corporativa passa a ser uma excelente opção. O streaming veio para mostrar um outro caminho para o mercado, sem excluir a importância de um evento presencial.    A mudança de hábitos solicitada pela pandemia do novo coronavírus impactou mais do que as relações interpessoais, corroídos pela ausência de contato social resultante do isolamento.    O modo de se consumir também mudou.   A solidariedade ficou em evidência, tanto para famosos quanto para anônimos, e há uma atenção maior às mazelas do mundo, as pessoas estão olhando mais e enxergando mais as realidades que transitam à sua volta.    Nas redes sociais, o tema ambiental também ganhou destaque. As opiniões estão divididas, uns acreditam que esses reflexos sociais são permanentes e duradouros, outros vêem toda essa questão como uma adequação as pessoas à realidade atual, mas que será passageiro.A quarentena tem sido uma oportunidade de reflexão. E para as empresas, surgiu como uma oportunidade de se reinventar e se modernizar frente à sua concorrência e público.    Essas mesmas empresas devem criar iniciativas para se manterem relevantes principalmente durante a pandemia, para que sejam lembradas no pós coronavírus.    A virtualização de estratégias pode ser um grande passo para essas empresas. Trazer o seu produto, ou serviço para o meio digital através de transmissão de eventos é a chave para se manter na crista da onda, ou até alcançá-la pela primeira vez.  

Dados para o pós COVID-19:

Uma pesquisa realizada pela Toluna, fornecedora de ‘insights’ de consumidores, analisou as principais mudanças de hábito e comportamento de consumidores brasileiro após a instalação do selo de pandemia ocasionado pelo Coronavírus.    Os dados procuram entender como será a mentalidade desse consumidor em um cenário de mercado de consumo pós pandemia global.    É preciso dizer que durante esse caos que o mundo foi obrigado a suportar, novos hábitos foram adquiridos, ou reforçados, pelas pessoas. E alguns desses comportamentos serão mantidos pelos consumidores.    A análise desses dados se faz extremamente necessário para vislumbrarmos o mercado de eventos no pós coronavírus.    De acordo com a pesquisa, em um cenário em que tudo voltasse ao normal, ou seja, todos os eventos, comércios e setores da economia abrissem normalmente mas ainda sem uma vacina e cura para a Covid-19, a grande maioria das pessoas afirma que não frequentaria shows e eventos gerais (62,3%), cinema e teatros (62%), academias (57,5%), eventos esportivos (56%) e clubes (55,2%).   Esses dados mostram uma clara intenção de mudança drástica de hábitos por parte dos consumidores. A tendência é que a procura por eventos presenciais caia em demasia e as lives e transmissões de eventos ao vivo de forma online continue a crescer devido à essa demanda.    Os eventos presenciais continuarão a ser importantíssimos, mas esses dados não podem ser ignorados, a mentalidade do consumidor no ‘’novo normal’’ irá mudar e sua empresa precisa estar preparada para entregar à esse consumidor o tipo de produto, serviço e atendimento que ele quer e precisa.  

Setor corporativo:

A necessidade de empresas e funcionários adotarem  medidas de isolamento social fez com que o ‘home office’, ou trabalho remoto, se mostrasse como uma alternativa viável e capaz de manter as empresas em funcionamento, ainda que cumprindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde).    O ‘home office’’, na realidade, sempre foi uma tendência, principalmente em empresas ligadas à tecnologia. O que ocorreu é que, por conta da pandemia, esse processo foi acelerado e muitas empresas se viram sem alternativas para manter a sua produtividade.   E não foi só a produtividade, propriamente dita, que passou por uma virtualização. O mercado está se adequando para levar ao ambiente virtual tantas atividades quanto for possível: reuniões, aulas, a assinatura de documentos, ‘workshops’, apresentações e claro, eventos!    Todos esses processos estão sendo manejados para ambientes online, de contribuição coletiva dentro de cada empresa.    Esse processo irá evitar perda de produtividade para as empresas e garantirá a segurança dos colaboradores. Além de tudo, custos serão menores e mais fáceis de serem estipulados e contabilizados.    A virtualização de tarefas comuns já é uma realidade e sua empresa precisa no centro dessas inovações.   A expressão ‘’era das lives’’ pode soar fantasiosa mas já uma realidade.    O mercado de eventos, sejam eles corporativos, musicais, educativos ou religiosos está se modernizando e a transmissão de eventos ao vivo e online é uma realidade tangível para sua empresa, ou instituição, através de empresas como a JMV Technology que possui toda a estrutura do mercado para tornar o seu evento em um espetáculo.

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Postado originalmente por: Minas AM/FM

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