Mala Branca, a maior vergonha do futebol brasileiro

Por Hugo Serelo

A Mala Branca aparece a cada fim de temporada do Brasileirão por pontos corridos. O expediente criminoso consiste em oferecer dinheiro não declarado para que atletas de outros clubes vençam suas partidas.

Em geral, as equipes cooptadas são as que não almejam mais nada no campeonato, mas que podem mudar os destinos dos outros clubes dependendo de seu desempenho.

Como mafiosos, os contratantes do serviço costumam realizar o pagamento em dinheiro vivo e de forma secreta. Nenhum centavo é declarado, não há nenhum contrato, nenhuma nota fiscal é emitida.

Incrivelmente, o esquema é pouco criticado na mídia, isso quando não é relativizado por jornalistas esportivos.

Mala branca é diferente de mala preta, afinal o errado é pagar pro time perder, mas pagar pra vencer não tem problema algum, oras“, é o clichê mais comum de quem tenta legitimar um esquema que fere a ética do desporto.

Chantagem

A normatização da mala branca acabou gerando uma forma de extorsão entre os envolvidos. Afinal, e se o clube interessado no resultado da partida não quiser pagar pela Mala Branca? Mesmo pagando, e se o valor da propina for baixo? Quem garante que os atletas em campo terão a mesma dedicação?

A lisura de um campeonato fica sob suspeita.

Comprometimento

Remunerar atletas compete exclusivamente ao clube contratante que assina a carteira de trabalho. Cada jogador possui um contrato e um salário para que se dedique com empenho em todas as circunstâncias.

A Mala Branca é uma vergonha brasileira. Além de imoral, configura crimes de sonegação fiscal e evasão de divisas.

O Estatuto do Torcedor tem de ser respeitado. A mídia esportiva nacional precisa fazer autocrítica e entender sua importância em denunciar crimes.

Hugo Serelo, 31 anos, é repórter policial, pesquisador esportivo, radialista. Nasceu em Andradas-MG e mora em Divinópolis-MG. Torce pro Rio Branco de Andradas e tem uma leve simpatia pelo Cruzeiro Esporte Clube.

 

O post Mala Branca, a maior vergonha do futebol brasileiro apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: