Nos 105 anos de Divinópolis saiba quais as personalidades que se destacam na cidade

Comemorar o aniversário de 105 anos de uma cidade como Divinópolis é o mesmo que parabenizar um a um de seus habitantes. A terra do Divino é lugar de personalidades marcantes. A equipe de reportagem da TV Candidés escolheu quatro grandes mulheres que retratam muito bem o progresso da cidade.

Cada pessoa tem um propósito para fazer uma cidade o melhor lugar para se viver. E no meio da multidão, várias Marias, Pedros e Joãos que carregam histórias transformadoras. Algumas nasceram, viveram a vida toda aqui, já outras chegaram de mansinho e identificaram em Divinópolis virtudes nunca tão exploradas com tamanha dedicação. Dentre elas, quatro personalidade se destacam pelo voluntariado, pelas lutas sindicais, na arte ou em projetos que transformam vidas. As histórias se cruzam num só intuito: o de fazer o bem. E desde os sete anos de idade, essa é a causa de Maria Catarina Laborê. Da Zona da Mata para a cidade do Divino. 

O primeiro episódio de preconceito vivido por Catarina se converteu em impulsionamento para que ela expressasse toda a sua luta. Ela passou a dar voz quem tinha esse direito negado. Sem medo e acreditando em seus ideias, ela brigou de igual para igual. 

Para Catarina, Divinópolis é terra fértil: o que se planta, cresce e gera frutos e é na educação que ela se baseia. E quando questionada se a militância tem prazo de validade, a resposta é direta: nunca.

A mesma força e intensidade para mudar o meio em que vive tão presenta na personalidade de Catarina, também é uma característica marcante de Lenir de Castro, a paulistana que veio fazer arte justamente em Divinópolis. 

Dá para acreditar que há 15 anos, mais de 20 mil alunos da prefeitura tem acesso gratuito à aulas de teatro, dança e contato com diversos instrumentos musicais? Foi isso que Lenir idealizou e concretizou com o apoio da ler de incentivo a cultura. Hoje o projeto Fazendo Arte  muda a vida de inúmeros adolescentes em Divinópolis. 

Os olhos da idealizadora enxergam o futuro do projeto. E quanto mais pessoas abraçam a causa, mais o sonho se torna real. 

O voluntariado é uma atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária com o próximo. Divinópolis tem recebido bons exemplos de pessoas que reverteram o amor ao servir e doar.

A paciente Antônia Luiz define exatamente o sentimento de doação dos voluntários em ajudar o próximo. O trabalho social tem amenizado a dor física e mental de centenas de pacientes  do Hospital São João de Deus. E nos corredores da unidade, o ambiente hospitalar se transforma em amor e humanização. Aposentada, dona Maria da Glória Nascimento compreendeu que o tempo disponível seria melhor aproveitado ao trabalho voluntário, a partir daquela nova fase da vida. 

A dedicação e o orgulho de abraçar essa causa mostrou para Maria que ela ganhou mais do que doou. O auxílio fez com que a voluntário repensasse seus valores de vida. 

Com o mesmo objetivo de levar o amor ao próximo, outra Maria entrou em cena: a Maria Aparecida Viegas Viana, mais conhecida como Cidah, ou doutora Sarah Tudo, como preferir. Há 18 anos, ela desenvolve o projeto Doutores Palhaços em Divinópolis. Ela diz que a inspiração veio do filme chamado Patch Adams – O Amor é Contagioso. O projeto atravessou os muros do hospital. A mídia explorou a missão do projeto e uma reportagem exibida pelo Jornal Candidés mudou a história de um paciente. 

A paraminente, que adotou Divinópolis como sua cidade de coração, recebeu a confirmação de sua missão por uma mensagem divina.  Por traz da caracterização de Cidah, existe uma mãe, uma mulher, uma batalhadora, que é firme no seu propósito de ajudar. A arte se tornou uma técnica para representar o maior valor que ela carrega: a fé no próximo. 

A cidade do Divino, traz em seus 105 anos muitas histórias e muitas personalidade. Dos trilhos ao progresso. Do povo generoso às tradições. A cidade esperança que faz da fé e da fraternidade um hino que só paz ensina. trouxe dos céus seu nome, crismando-re ao berço: cidade divina… cidade de pessoas divinas.  

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: