PF faz operação contra suposto desvio de verbas da saúde em Divinópolis

Com a pandemia que iniciou no Brasil em meados do mês de março de 2020, muitas ações foram feitas em Divinópolis para receber os pacientes com a Covid 19, o hospital de campanha instalado na Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto (UPA), foi uma dessas ações. Porém, um fato envolvendo o hospital de campanha veio a tona, pois a Polícia Federal realiza na manhã desta sexta-feira (11) a operação “Entre Amigos”.

O objetivo dessa operação é investigar desvio de verbas na área da saúde, em Divinópolis.  De acordo com as investigações, o esquema envolvia uma Organização Social (OS) responsável pela gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital de Campanha.

Ao todo, estão sendo cumpridos 4 mandados de prisão temporária, 26 mandados de busca e apreensão, 50 afastamentos de sigilo fiscal e bancário, um afastamento de função pública, 4 afastamentos do exercício de atividade econômica, além de sequestro/arresto e indisponibilidade de bens, no valor de mais de R$ 2 milhões, de nove pessoas jurídicas investigadas no inquérito.

Levantamentos da CGU (Controladoria-Geral da União) apontaram indícios de desvio de recursos em contratações realizadas pela OS. Além disso, foi percebido que a entidade contratada para gerir a UPA teria sido favorecida pela Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis no processo de qualificação como Organização Social.

Todos os investigados vão responder pelos crimes de Fraude em licitação, desvio de recursos públicos, e associação criminosa, com penas previstas de 1 a 12 anos. A qualquer momento mais detalhes sobre este caso. A TV Candidés está no local.

Foto TV Candidés

O post PF faz operação contra suposto desvio de verbas da saúde em Divinópolis apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Minas AM/FM

%d blogueiros gostam disto: