Polícia Civil reforça alerta sobre abandono de animais em tempo de pandemia

Em meio a pandemia do coronavírus, o registro em vários países é o abandono de animais de estimação por medo de contágio pelo Covid-19. Visando prevenir e orientar sobre o tema, a Polícia Civil de Minas Gerais (PC/MG) lança a campanha Não Abandone seu Amigo: Eles não transmitem coronavírus!

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já se pronunciou sobre o assunto ressaltando que, até o momento, não há fundamentação médica ou científica de que cães e gatos possam ser infectados com o vírus ou mesmo que sejam transmissores.

A Delegada Carolina Bechelany, titular da Delegacia Especializada em Investigação de Crime contra a Fauna, esclarece que na Capital Mineira, ainda não há registros sobre o aumento de casos de abandono de animais por causa do Covid-19, mas a PC/MG vem atuando em caráter preventivo, a fim de evitar o abandono dos pets.

“Nunca é demais lembrar que o abandono de animais pode configurar crime. A falta de informação não é justificativa para o ato, já que, atualmente, dispomos de inúmeras fontes confiáveis para orientação sobre o tema. Não confiem em áudios de Whatsapp ou sites de origem duvidosa. Até o momento, não existe nenhuma comprovação ou evidência científica de que animais domésticos possam contrair ou transmitir o agente Covid- 19. Cuidem dos seus animais”, reforça Bechelany.

O abandono de animais pode configurar crime, previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), com penas que variam de 3 meses a 1 ano de detenção, além de multa. Minas Gerais dispõe de vários canais de denúncia, entre eles o 181 do Disque-Denúncia, o 190 da Polícia Militar ou o (31) 3212-1356 da Delegacia Especializada em Investigação de Crimes Contra a Fauna da PCMG

A Investigadora do Canil da Polícia Civil Lídia Mary, ressalta alguns cuidados importantes com os animais de estimação nesse período de quarentena. Ela explica que, caso seja necessário sair com o animal, o proprietário deve optar por passeios curtos, em locais sem aglomeração, evitando contato com outras pessoas e animais. Ao retornarem para casa, utilizar um pano com álcool para a limpeza das patas e dos pelos, principalmente na região do dorso. Se o proprietário optar pelo banho com água e sabão, é imprescindível reforçar a secagem do animal para evitar as dermatopatias.

Foto PC

 

 

O post Polícia Civil reforça alerta sobre abandono de animais em tempo de pandemia apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Pesquisar