Prefeitura aguarda orientações do Ministério da Saúde para vacinar farmacêuticos contra gripe

Segue em andamento a campanha do Ministério da Saúde  para vacinação contra o vírus Influenza, o vírus da gripe. A campanha prossegue até o dia 26 de maio, sendo 13 de maio, o dia de mobilização nacional. As Secretarias de Saúde priorizam o atendimento aos acamados, idosos, crianças de 6 meses até cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

A definição dos grupos prioritários porém gerou uma polêmica.  Em várias cidades, inclusive Divinópolis,  os farmacêuticos tem sido excluídos dos profissionais de saúde que tem direito à vacina o que tem provocado manifestações diversas.  Leis específicas e o Plano Nacional de Vacinação de 2017 dão este direito para a categoria e os que estão enfrentando dificuldades em se imunizar estão sendo orientados pelos órgãos representativos da classe a procurarem a ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde . 

Para assegurar a inclusão dos farmacêuticos no calendário de vacinação, foram várias as intervenções do presidente do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), Luciano Rena, junto à SES-MG e  EM1º de junho de 2016, a Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, enviou ofício ao CRF/MG, confirmando a inclusão dos farmacêuticos.  

A Nota Informativa nº 121, do Ministério da Saúde, também deixa claro que “os farmacêuticos fazem parte do grupo alvo “trabalhadores de saúde” já definido pelo Ministério da Saúde como prioritário para recebimento da vacina Influenza”.

A Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Divinópolis informou que segue orientações do Ministério da Saúde para definir os grupos a serem vacinados e que ainda nesta semana deverá buscar junto ao órgão uma definição sobre a possibilidade de incluir os farmacêuticos no público alvo. Profissionais da área estão preocupados porque diariamente lidam com pessoas doentes e por isto ficam expostos ao vírus. 

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: