Projeto que resgata história de Fiico de Freitas é aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura

Com eventos culturais de sucesso no currículo, Igor Bastos é o idealizador do projeto

Projeto que conta a história do radialista divinopolitano Fiico de Freitas foi aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à cultura. Considerado uma das figuras mais populares do rádio divinopolitano, o apresentador e músico faleceu na madrugada da terça-feira, dia 04 de setembro, de 2013, aos 76 anos.

O projeto foi idealizado pelo estudante de Cinema de Animação e Artes Digitais da UFMG, Igor Bastos, de 23 anos e procura trazer à tona os causos que se espalharam pela região, tendo Fiico como protagonista. Muitos tem casos envolvendo o radialista, alguns verídicos e outros que nunca aconteceram mas povoaram a imaginação e o repertório de anedotas da região.

O programa “Noite Sertaneja”, apresentado por Fiico, era levado ao ar  através da Rádio Minas, emissora do Sistema MPA e é sem dúvida um dos pontos altos da carreira do apresentador que também atuou como produtor musical, sendo o padrinho do trio “Os astros do Oeste” que fez vários shows pela região. Devido a popularidade  também se arriscou na vida pública como candidato a vereador, mas sem êxito. 

Os causos serão registrados no formato de HQ (história em quadrinhos), o trabalho será feito a partir de informações levantadas pela historiadora Natália Elias e posteriormente adaptado para a linguagem dos quadrinhos através do roteiro de Igor Bastos e desenhos de Elisa Guimarães, ganhadora do prêmio HQMix, o Oscar dos quadrinhos brasileiros.

Finalizada e editorada a história, serão impressas cinco mil cópias do livreto, reunindo os quadrinhos com vários casos. Estas cópias serão distribuídas em escolas de Divinópolis e demais cidades da região onde Fiico conquistou inúmeros ouvintes.

Após o trabalho regional de divulgação da história de Fiico, que conforme pode ser visto no vídeo abaixo, chegou a ter alcance nacional, o livro será apresentado em vários festivais de quadrinhos e literatura de Minas Gerais e da região Sudeste como a FLID (Festa Literária de Divinópolis) e FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos), a mais nova Feira Literária de Itapecerica.

Com a aprovação na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto entra agora na fase de captação junto às empresas que podem deduzir dos impostos, o que for destinado ao custeio do projeto.

Contato:

E-amail: [email protected]

Wpp: 37 98829-3350

Telefone vivo: 31 99607-3350

Relembre:

Confira no vídeo abaixo, reportagem do jornalista Evandro Araújo, apresentador do Programa “Espaço Aberto” e que por muito tempo foi colega de rádio de Fiico de Freitas onde Fiico inclusive comenta alguns destes causos.

Igor Bastos

Igor Bastos desde 2012 está envolvido com várias produções culturais, no estado de Minas Gerais, como por exemplo, o show de comédia e stand-up intitulado “Comédia Barata” . Em 2015 conseguiu através de financiamento coletivo publicou sua  primeira História em Quadrinhos  “Liberdade”, que foi  que participou do Festival Internacional de Quadrinhos. Atualmente estuda de Cinema de Animação e Artes Digitais na UFMG e trabalha como roteirista, animador e produtor na Immagini Animation Studios e realiza mostras de cinema em Divinópolis como a MUMIA(Mostra Undigrungi Mundial de Animação) e Festival Internacional de Animação.

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: