Santa Casa de Caridade de Formiga deixa gestão da UPA de Divinópolis no dia 29

A Santa Casa de Caridade de Formiga deixa de gerir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto Cordeiro Martins, em Divinópolis no dia 29 de setembro. A Santa Casa esteve à frente da UPA desde o dia 29 do mesmo mês, em 2014.

A licitação para escolha do novo gestor ocorreu conforme previsto no edital de Concorrência Pública 001/2019, com o objetivo de contratar uma nova entidade. O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (Ibds) foi o vencedor da licitação.

No contrato atual com a Santa Casa de Formiga, o município cedia funcionários a UPA. Já no novo edital de contratação, os funcionários são exclusivamente contratados pela nova empresa. O novo contrato prevê também metas assistenciais. 

De acordo com o superitendente José Geraldo Pereira, em entrevista ao Portal Últimas Notícias, no dia 29 deste mês, os novos administradores deverão assumir a direção e garante que eles a receberão em condições bem melhores que aquelas encontradas pela Santa Casa de Formiga quando ali chegou.

Segundo ele, atualmente existe um estoque de medicamentos e insumos que garantem mais tranquilidade para que a unidade de saúde atenda os pacientes. Estoque este capaz de suportar o consumo por 30 a 45 dias. “Entretanto, é preciso considerar que 70% dos atendimentos se dão em função de pacientes encaminhados pelas diversas UPAs, o que explica a lotação. Assim sendo, permanecemos com uma média de 60 pacientes, até mesmo nos corredores, sempre aguardando leitos hospitalares, sendo que alguns destes, até entubados. Isto mostra que apesar de todo o esforço, ainda há algo que precisa ser ajustado”, afirmou.

O assessor jurídico da Santa Casa, Antônio Monteiro, informou que cerca de 204 funcionários e 22 médicos que hoje compõem o quadro da UPA, serão sim, dispensados no dia 29 deste mês. Ele revelou que os valores relativos à multa sobre FGTS, férias proporcionais e 13º proporcional e outros valores que normalmente são devidos por ocasião das rescisões, algo em torno de R$3 milhões, conforme consta do contrato celebrado entre Divinópolis e a Santa Casa de Formiga, deverão ser depositados pelo município. Outras questões de ordem financeira relativas ao descumprimento de contrato, estas já estão ajuizadas.

RELEMBRE REPORTAGEM DO SISTEMA MPA DE COUNICAÇÃO SOBRE CONTRATO HOMOLOGADO DA NOVA GESTORA 

 

 

Fonte: Paulo Coelho últimas Notícias/Sistema MPA de Comunicação

 

 

O post Santa Casa de Caridade de Formiga deixa gestão da UPA de Divinópolis no dia 29 apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar