Semusa realiza abordagem e orientação aos moradores de rua

A Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na quarta-feira (15/08), ação de prevenção e orientação às pessoas em situação de rua. A ação coordenada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) abordou pessoas próximas ao Campo do Guarani, no Porto Velho.

Pela manhã, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com a equipe de abordagem de rua, realizou abordagens próximas e no entorno do Estádio Waldemar Teixeira de Faria, para apresentar os serviços disponíveis.

A equipe do CTA realizou testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites B e C, e apresentou os resultados aos moradores de rua, de forma isolada, com acompanhamento psicológico e acolhimento. Durante a tarde, estudantes de enfermagem acompanhados pelo médico da Universidade Federal de São João del-Rey (UFSJ) acompanharam os resultados dos testes rápidos.

Na ação, voluntários também realizaram cortes de cabelo nas pessoas em situação de rua e em moradores do entorno. De acordo com a referência técnica do CTA, Francisca Vanizia, a ação visa a aproximar o serviço das pessoas em situação de rua. “Nós prestamos o serviço diariamente no CTA, mas as pessoas que estão em situação de rua muitas vezes não têm acesso ou buscam o serviço. Com o serviço na rua, aproximamo-nos deles”, ressaltou.

As pessoas que apresentarem positivo para sífilis receberão a medicação na hora. Os moradores de rua foram orientados sobre os serviços disponíveis pelo município. “Nós fazemos essa ação pelo menos duas vezes por ano, ampliando o atendimento em outros locais”, destacou a referência técnica.

.

Semusa realiza abordagem e orientação aos moradores de rua

Foto: Reprodução

 

 

 

O post Semusa realiza abordagem e orientação aos moradores de rua apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: