Conselho municipal de saúde emite recomendações para retomada das medidas de enfrentamento da covid-19 em viçosa e região

O Conselho Municipal de Saúde produziu uma recomendação sobre a retomada das medidas de preocupação para enfrentamento de COVID-19 em Viçosa e região.

No documento, o Conselho Municipal de Saúde destacou que considerando o aumento da taxa de contaminação pelo novo coronavírus, bem como dos casos da COVID-19 no município de Viçosa, além do relaxamento da população em relação as medidas de precauções para evitar a contaminação, também a saturação dos leitos clínicos e UTI da região ampliada de saúde (macrorregião), Leste do Sul que abrange as regiões de saúde de Viçosa, Ponte Nova e Manhuaçu, totalizando próximo a 60 municípios, o que pressiona os leitos ainda disponíveis de Viçosa, que apesar de Viçosa está em uma situação mais confortável que as regiões próximas, a situação pode mudar a qualquer momento.

Além disso, o Conselho destaca outros pontos que devem ser considerados, como as aglomerações em eventos, sejam em vias públicas ou em ambientes fechados, a desarticulação do Conselho Técnico – COTEC de enfrentamento da COVID-19, bem como do Centro de Operações de Emergência em Saúde – COES, que foram fundamentais para que Viçosa pudesse estar com indicadores positivos em relação à pandemia, até o momento.

Assim, o Conselho Municipal de Saúde de Viçosa deliberou nos termos do inciso “b” do art. 12 do seu regimento interno, por unanimidade dos presentes, em RECOMENDAR ao excelentíssimo prefeito municipal de Viçosa a considerar a retomada de outras medidas de precaução para o enfrentamento da COVID-19 em Viçosa e região, envolvendo os órgãos municipais competentes, os demais segmentos da comunidade viçosense, gestores da região de saúde, bem como a rearticulação do COTEC e do COES, de forma que esse novo momento da pandemia não venha colocar em risco a saúde da população.

O Conselho Municipal de Saúde de Viçosa deliberou também, a retomada das campanhas publicitárias para conscientização da população para que sejam mantidas as medidas de precaução.

O Conselho Municipal de Saúde de Viçosa deliberou ainda que esta recomendação seja enviada aos seguintes órgãos: Secretaria Municipal de Saúde, Câmara Municipal, COES, COTEC, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Universidade Federal de Viçosa, Superintendência Regional de Saúde, equipe de transição do Governo Municipal e que fosse divulgada na imprensa local e regional.

O post Conselho Municipal de Saúde emite recomendações para retomada das medidas de enfrentamento da COVID-19 em Viçosa e região apareceu primeiro em Primeiro a Saber.

Postado originalmente por: Rádio Montanhesa

Pesquisar