Iuc protocola petição em apoio a moradores que podem ser atingidos por antena telefônica em viçosa

O Instituto Universo Cidadão (IUC), a pedido dos moradores dos bairros que circundam a Estação de Rádio Base (ERB), protocolou, esta semana, uma petição no Instituto de Planejamento Municipal (IPLAM).

O objetivo da petição do IUC é solicitar que o IPLAM reavalie as condições ambientais e de saúde pública, antes de expedir o alvará de funcionamento da ERB.

Segundo a petição e o laudo técnico, feito a  pedido dos moradores, a instalação da antena da empresa Vivo, na ERB, pode prejudicar a saúde e o ambiente, pois, a radiação eletromagnética, emitida por uma antena, pode interagir com o sistema biológico humano e aumentar o risco de câncer e outras doenças crônicas.

“A cada ERB que é instalada dentro de uma zona majoritariamente residencial, um novo centro de prováveis problemas e insatisfações também se instalará junto, pois a população do entorno das antenas recebe uma dose de radiação radiofrequência (RF) durante 24 horas por dia, todos os dias.” – trecho da petição feita pelo IUC ao IPLAM.

As consequências da instalação da antena vão além da saúde. Ela pode prejudicar a fauna e a flora. Além disso, segundo moradores dos bairros ao redor, a implantação da ERB gera perda de qualidade estética do local, e possível desvalorização imobiliária.

Agora, cabe ao IPLAM, juntamente com o Ministério Público rever as medidas que serão interpostas sobre a situação.

O post IUC protocola petição em apoio a moradores que podem ser atingidos por antena telefônica em Viçosa apareceu primeiro em Primeiro a Saber.

Postado originalmente por: Rádio Montanhesa

Pesquisar