Lar do velhinhos viçosa celebra a semana da pessoa idosa

O Lar dos Velhinhos de Viçosa (MG), em parceria com o Grupo de Estudos e Práticas em Envelhecimento, Nutrição e Saúde  da Universidade Federal de Viçosa (GREENS/UFV) irá promover, entre os dias 29 a 02 de outubro, a Semana da Pessoa Idosa do Lar dos Velhinhos – 2020 com o tema Juntos Somos Mais Fortes..

Juntos Somos Mais Fortes é uma homenagem a todos, idosos, cuidadores, funcionários e colaboradores que se dedicam ao enfrentamento da pandemia pelo novo coronavírus. Desde o dia 02 de março deste ano, o Lar dos Velhinhos se viu obrigado a reorganizar a sua rotina e muitas atividades tiveram de ser suspensas devido ao alto risco de contaminação pelo coronavírus. Desde então, os 37 idosos atendidos pelo Lar estão em isolamento social.

Atividades diárias como visitas de familiares, amigos e voluntários já não ocorrem há 7 meses e os idosos mantém contato presencial somente com o corpo de 25 funcionários da instituição. A tecnologia oferecida pelos aplicativos de conversa e redes sociais, através de chamadas de vídeo têm sido a forma de contato dos idosos com os seus familiares e outras pessoas queridas. Outras atividades de lazer e de estimulação cognitiva. Oferecidas em um contexto de segurança e proteção aos idosos também têm ocorrido. A dedicação, entrega e consciência dos funcionários, voluntários, amigos e parceiros da instituição têm sido de fundamental importância para que a doença não atinja os funcionários e os idosos. E também para que o isolamento social não se transforme em isolamento emocional.

A Semana da Pessoa Idosa do Lar dos Velhinhos – 2020 tem os objetivos de comemorar o Dia Internacional da Pessoa Idosa (1º de outubro) e promover a valorização do idoso institucionalizado em casas de acolhimento e instituições de longa permanência para idosos, as ILPI, como é caso do Lar dos Velhinhos. O evento acontece entre os dias 29 de setembro a 2 de outubro com atividades comemorativas e oficinas entre os idosos e com voluntários e amigos, que irão participar de forma remota, em nossas redes sociais. Importante lembrar que durante os dias do evento todos os protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus serão seguidos.

Dentre as atividades estão previstas a leitura de cartas recebidas pelos idosos, apresentações culturais enviadas em formato de vídeo por voluntários, projetos e organizações sociais de Viçosa. Oficinas de pintura, recreação e apresentação musical ocorrem de forma presencial com realização dos funcionários da instituição. Uma live de apresentação das estratégias do Lar para minimizar os impactos da pandemia na saúde física e mental dos idosos e funcionários do lar também está prevista na programação.

O evento poderá ser acompanhado através das redes sociais do Lar dos Velhinhos Facebook: @lardosvelhinhosvicosa; Instagram: @larvicosa e pelo WhatsApp: 3138913245. Postagens diárias irão ocorrer para divulgar as atividades do dia.

Cartas, vídeos com declamação de poesias, música, dança, entre outras manifestações de carinho e apoio podem ser enviadas aos idosos através do e-mail [email protected]gmail.com

O evento é uma realização do Lar dos Velhinhos em parceria com o GREENS-UFV e tem o apoio da RAPI- Rede de Apoio à Pessoa Idosa de Minas Gerais.

O post Lar do Velhinhos Viçosa celebra a Semana da Pessoa Idosa apareceu primeiro em Primeiro a Saber.

Postado originalmente por: Rádio Montanhesa

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: