Obras de construção da adutora no novo silvestre entram na fase final

O Serviço Autônomo de Água e esgoto de Viçosa, SAAE, informou que entrará nesta semana (25/05/2020) na etapa final das obras de instalação da nova adutora virgem (sem ramais) do Bairro Novo Silvestre, iniciada em 13/01/2020.  A   nova rede custará em torno de R$ 102.000,00, e foi construída com recursos da própria Autarquia.

A etapa final da instalação da nova adutora será a instalação no trajeto da Rua Buenos Aires até o poço de captação.Desde o poço, a nova adutora irá passar pela Rua São Vicente de Paula, subindo lateralmente o escadão até o reservatório do SAAE na parte alta do bairro. A rede margeou ruas pela lateral direita em sentido ascendente, tem 600 metros de comprimento, sendo utilizados tubos de 75 milímetros de diâmetro.

O sistema de abastecimento antes adotado no bairro era ascendente em marcha ou sistema em linha. Isso significa que quando a água saía do poço de captação na parte baixa do bairro, era elevada pelas bombas e primeiro distribuída aos imóveis da parte baixa do bairro, somente chegando ao reservatório localizado na parte alta após o abastecimento de todas as residências da parte baixa. Segundo a equipe técnica do SAAE, esse modelo não atende mais à localidade devido aumento do número de residências e aumento da demanda por quantidade de água tratada.

Segundo o Diretor de Engenharia e Manutenção, Diogo Rezende,   em  funcionamento  a nova adutora virgem (sem ramais) abastecerá diretamente o reservatório localizado na parte alta do bairro, transformando a rede já existente em rede de distribuição, abastecendo as residências por gravidade. “Além de equalizar a distribuição de água no bairro, o novo sistema que separa a rede de adução e a rede de distribuição, facilitará manutenções futuras, diminuindo problemas de desabastecimento durantes esses atendimentos emergenciais”, afirmou Rezende.

Em 10/01/2020, o Diretor Presidente do SAAE, Luciano Piovesan Leme,  esteve com  equipe da Autarquia conversando com os moradores sobre o problemas de falta de pressão na água distribuída naquele bairro e anunciou que iniciaria a construção de uma rede virgem de distribuição de água no Novo Silvestre, que levará água direto ao reservatório, prevendo naquela ocasião o término da obra em 6 (seis) meses.

O SAAE, em conversa com os moradores do bairro, optou por realizar a obra por etapas, com o objetivo de não interditar por muito tempo todo o trecho onde a nova adutora será instalada. Para isso, a autarquia decidiu por segmentar a obra, ou seja, iniciar e finalizar cada etapa antes de iniciar um novo segmento.  Assim, nos trechos iniciais já foram abertas as valas, colocada a tubulação e feita a recomposição do asfalto, restando apenas o trecho entre a rua Buenos Aires até o poço de captação.

As obras foram interrompidas no período de chuvas torrenciais no final do mês de janeiro deste ano, e novamente diante da necessidade de suspensão dos trabalhos do pessoal terceirizado, durante a primeira fase de pandemia da COVID-19. Desde o dia 04/05/2020 os profissionais do SAAE retomaram a construção da adutora, e diante da continuação dos trabalhos, a previsão de término da obra é na primeira semana de Junho.

Fonte: SAAE.

O post Obras de construção da adutora no Novo Silvestre entram na fase final apareceu primeiro em Primeiro a Saber.

Postado originalmente por: Rádio Montanhesa

Pesquisar