Prefeitura de viçosa lança campanha de como se comportar nas ruas com a volta do comércio

A Prefeitura de Viçosa adotou normas, técnicas e sanitárias, para a retomada das atividades econômicas no município.

Para repassar as regras, a Prefeitura produziu dois vídeos, um direcionado aos comerciantes e outro aos pacientes. Confira as regras para o funcionamento dos estabelecimentos autorizados:

  • Devem permanecer fechados os bares, lojas de conveniências, casas noturnas e de eventos, clubes, boates, academias, cinema, autoescolas, hotéis e motéis.
  • Restaurantes, lanchonetes, distribuidores de gêneros alimentícios, lojas de materiais de construção e elétricos irão funcionar exclusivamente sob o regime de delivery. Assim esses estabelecimentos que não vão ter atendimento presencial do público, não precisam da autorização especial emitida pela prefeitura, devendo permanecer com as portas fechadas para o público.
  • Oficinas mecânicas, borracharias, estabelecimentos de manutenção de veículos, desde que funcionem de portas fechadas sem atendimento ao público também não precisam de autorização.
  • Se você deseja abrir seu comércio para atendimento ao público, fique atento as regras: coloque no chão fitas ou tinta da cor amarela ou vermelha, imponha o distanciamento de 2 m entre cada pessoa.
  • O funcionário deve estar devidamente uniformizado.
  • A equipe deve cuidar da organização da fila dentro do estabelecimento.
  • Só é permitida a presença de um consumidor a cada 4 metros quadrados da área livre.
  • Para circulação essa capacidade será definida durante a vistoria técnica e sanitária.
  • Oriente o cliente a permanecer dentro do estabelecimento apenas pelo tempo necessário da compra ou realização do serviço para evitar aglomeração.
  • Disponibilize para clientes e funcionários locais e equipamentos para higiene das mãos, com álcool 70% líquido ou em gel.
  • Além disso os funcionários devem obrigatoriamente usar máscaras descartáveis ou laváveis durante o horário de expediente.
  • Se o cliente estiver sem máscara não faça o atendimento.
  • Ofereça máscaras descartáveis aos funcionários.
  • As vendas e atendimentos presenciais devem seguir o rodízio por CPF de acordo com o último algarismo´.
  • O descumprimento do rodízio gera punições previstas no código de postura e código de saúde do município, essa determinação não se aplica a farmácia, estabelecimentos de assistência médica e laboratório de análises clínicas, consultórios odontológicos, apenas para atendimentos de urgência, de acordo com orientações da vigilância sanitária, postos de combustível e funerárias.
  • As superfícies e áreas de uso comum do estabelecimento devem ser constantemente higienizadas, principalmente após o fim de cada atendimento.
  • Limpe cadeiras, mesas, balcões e maçanetas, a limpeza faz parte das normas da vigilância sanitária.
  • Funcionários que se enquadrem no grupo de risco ou que convivem com pessoas desse grupo devem ser liberados para ficar em casa.
  • O número de clientes não deve ser maior que o de funcionários dentro do estabelecimento, se for preciso organize escalas de trabalho, com alternância de dias.
  • Favoreça a circulação de ar dentro do estabelecimento, com janelas abertas e ampla ventilação.
  • Nos locais de contato entre cliente e funcionário ,como os caixas por exemplo, instale proteções transparentes utilizando o vidro acrílico, polietileno, plástico ou similares.
  • Incentive o pagamento com cartão de débito ou crédito ou então transferência bancária, para evitar manusear cédulas.
  • Depois que você se adequar a todas as normas exigidas pela prefeitura, faça o cadastro no site para solicitar a vistoria das equipes fiscais e sanitárias acesse o site www.vicosa.mg.gov.br/coronavirus, baixe o documento, preencha e anexe o termo de compromisso assinado, depois disso é só aguardar a vistoria dos órgãos da prefeitura.
  • Não preencha o termo de compromisso sem preparar o seu estabelecimento para receber os clientes, você pode ser multado e ter o alvará cassado.
  • Em caso de descumprimento das normas denuncie em 3891-6009, de 7 às 19 horas ou no PROCON, 3892-5229 às 17 horas.

Confira o vídeo aos funcionários e comerciantes:

Confira os informes aos clientes:

  • O rodízio de atendimento e compras presenciais será por apresentação de CPF e documento com foto. Para evitar filas e aglomerações, você ser atendido de acordo com o seu último número do seu CPF e nos dias da semana específicos para ele. Se você tem CPF com final 1, 2 ou 3 será atendido as segundas e quintas, se você tem final 4,5 ou 6 será atendido as terças e sextas e você que tem CPF com final 7, 8, 9 e 10 terá atendimento as quartas e sábados.
  • Essas medidas não se aplicam as farmácias, laboratórios, dentistas em casos de urgência, postos de combustíveis e funerárias, neles você ainda pode ir sem precisar do rodízio por CPF.
  • Respeite as marcações e distâncias de um cliente para o outro.
  • Você não será atendido se estiver sem máscara, por isso vá sempre com ela e exija o uso de álcool em gel nos estabelecimentos.
  • Se você precisar de táxi ou carros de aplicativos para ir e voltar desses lugares, eles também estarão de volta, só não esqueça dessas regrinhas, eles só podem levar dois passageiros por veículo, usando máscaras e no banco de trás.

Confira o vídeo aos clientes:

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Postado originalmente por: Rádio Montanhesa

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