Prefeitura decreta situação de emergência nas áreas do município afetadas pela chuva de sábado (26)

O Prefeito de Viçosa Ângelo Chequer, por meio do decreto nº 5.373 desta quarta-feira (30),  estabeleceu situação de emergência nas áreas do município que foram afetadas pela chuva de sábado (26).

As áreas definidas foram os bairros: Barrinha; Cidade Nova; Nova Viçosa; Santo Antônio; Novo Silvestre; Lourdes; Centro; Fátima; Conceição; Sagrada Família; Bom Jesus; Estrelas e Nova Era, e também os distritos de São José do Triunfo e Cachoeira de Santa Cruz.

A partir do decreto, fica autorizado a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do Departamento de Defesa Civil do município, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. Também fica permitido que as autoridades administrativas e os agentes de defesa civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, a adentrar nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação.

O documento ainda possibilita que ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de cento e oitenta dias consecutivos e ininterruptos.

Ações da Prefeitura 

A Secretaria de Obras, após o episódio de forte chuva no último sábado, 26 de outubro, vem trabalhando para colocar a cidade em ordem. A equipe composta por 31 homens está empenhada nas limpezas das galerias, retiradas de galhos e árvores.

Desde a data, foram empenhadas equipes nos locais: Bairros Nova Era, Silvestre, Santo Antônio, e Travessa Purdue; e, ainda, Shopping da Moda; Posto Canaã; Estrelas.

“As equipes da Secretaria de Obras estão empenhadas no recolhimento de entulhos e galhos de árvores em diversas ruas do município; tapando buraco em algumas vias; e realizando, ainda, reparo do telhado, forro e parte elétrica da Escola Municipal Almiro Paraiso”, explica o Secretário de Obras, Carlitos Alves (Meio Kilo). Para essas ações, a Prefeitura utilizou de máquinas retroescavadeira, pá carregadeira e caminhões.

Também atua pela cidade, a equipe da Defesa Civil. Em um relatório prévio, o setor apresentou um balanço de 27 ocorrências entre os dias 25 e 29: 6, no Centro; 1, no Sagrada Família; 10, no Distrito do São José do Triunfo; 2, no Fátima; 1, em Silvestre; 2, no Estrelas; 1, no Bom Jesus; 1, no Santa Clara; 1, no Nova Era; 1, no Bela Vista; e 1, no Santo Antônio.

A maioria das ocorrências foram quedas de árvores e deslizamentos de terra. Fora essas áreas, a Defesa Civil também realiza o monitoramento de áreas de riscos pela cidade, pré-definidas pelo plano de Contingências do município.

A Prefeitura está pronta para receber as reclamações dos danos sofridos. O telefone de contato da Defesa Civil é (31) 99636-9104.

Postado originalmente por: Rádio Montanhesa

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: