Prefeitura reforça ações com pessoas em situação de rua durante a pandemia da covid-19

As abordagens sociais às pessoas em situação de rua em Viçosa foram reforçadas desde o início da pandemia da Covid-19. Muitas pessoas nessa situação foram abordadas, identificadas, acolhidas e acompanhadas pelos diversos serviços de saúde, assistência social, moradia e alimentação oferecidos pela Prefeitura.

Segundo levantamento da Secretaria de Assistência Social, cerca de 90% desse público possui moradia na cidade, mas está com os vínculos familiares fragilizados ou rompidos devido ao consumo de substâncias psicoativas. Desde o início de março, a Prefeitura acompanha a situação de 17 pessoas nessa situação, seja com acolhimento na República Municipal ou com fornecimento de alimentação para aqueles que se recusam a permanecer no lar temporário. Nesse mesmo período, foram identificados também 11 migrantes, sendo que 9 deles tiveram as famílias localizadas e foram encaminhados para suas cidades de origem.

Nesta quinta-feira (25), as secretarias de Saúde, por meio dos CAPS, e de Assistência Social, por meio dos CRAS e CREAS, realizaram uma ação conjunta na região das praças Mário Del Giúdice e Emílio Jardim, onde havia relatos da permanência de grupos de pessoas em situação de rua, além de pessoas que são usuárias de álcool e outras drogas, mas que não permanecem em situação de rua.

O trabalho coordenado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) segue o plano de trabalho para prevenção e contenção da pandemia desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social. Durante as abordagens, os profissionais realizam a coleta dos dados pessoais dos indivíduos, visando manter em registro o nome completo de cada um, bem como sua documentação (caso possuam). Também investigam a razão dessas pessoas se encontrarem vivendo nas ruas, a existência ou não de familiares no município e a cidade de origem.

Atenção especial é dada ao aspecto físico, emocional e psicológico da pessoa em situação de rua. Quando o abordado apresenta indícios de possuir algum transtorno mental ou for usuário de álcool ou outras drogas, a equipe de abordagem providencia o encaminhamento para os serviços do CAPS II ou CAPS AD, onde o indivíduo é avaliado por uma equipe especializada.

O post Prefeitura reforça ações com pessoas em situação de rua durante a pandemia da Covid-19 apareceu primeiro em Primeiro a Saber.

Postado originalmente por: Rádio Montanhesa

Pesquisar