28 Congresso
Viçosa e Região

Terceirização da coleta de lixo em viçosa proposta pelo saae desagrada a 2 vereadores na câmara

Por: Rádio Montanhesa 28/03/2018 16:20

Para falar sobre o planejamento estratégico do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE/Viçosa) para o ano e prestar esclarecimentos sobre estudos de terceirização, o Diretor Presidente e o Controlador Interno da autarquia participaram da reunião Ordinária de ontem (27).

O Vereador Geraldão autor do chamado, justificou o convite pela relevância do assunto, especialmente nas últimas semanas, quando moradores de várias regiões da cidade enfrentaram dificuldades com a coleta de lixo. “A importante autarquia representa boa parte da arrecadação municipal, é importante ficarmos cientes dos projetos do SAAE. Além disso, a população paga taxas e não vê o serviço se efetivando”, disse.

Romeu da Paixão, que assumiu a direção do SAAE em janeiro desse ano, e o Controlador Interno Murilo Pizato apresentaram as metas e projetos programados para a autarquia municipal ao longo de 2018. Entre os pontos que mais repercutiram entre os vereadores está a proposta de terceirização da coleta de resíduos sólidos. “Para solucionar o problema da coleta de lixo, o caminho do SAAE é terceirizar a frota, de forma que a gente não tenha mais problemas com a falta de caminhões, além de uma ampla campanha de educação e orientação para a população”, afirmou o Controlador Interno. Pizato explicou que, para a coleta, a mão-de- obra também será terceirizada. Segundo ele, os funcionários do SAAE que fazem esse trabalho atualmente serão realocados para atender o novo Plano de Varrição, que demandará cerca de 60 profissionais.

Os Vereadores Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB) e Sávio José (PT) manifestaram preocupação com a terceirização da coleta. Para os parlamentares, a situação crítica que o serviço enfrenta foi programada, a fim de incentivar o apoio da opinião pública à terceirização e facilitar, no futuro, a terceirização dos serviços de abastecimento de água e saneamento. “Desde o começo da administração de Ângelo Chequer o SAAE vem sendo precarizado de forma programada. Nos últimos quatro anos, foram três diretores. Não há planejamento que sobreviva”, disse o Vereador Professor Idelmino. Para Sávio José, o Executivo segue um roteiro já conhecido para justificar as terceirizações: “sucatear, pra causar uma impressão de insatisfação, e depois vir com a terceirização”.

Outras metas apresentadas pelo Diretor Presidente Romeu da Paixão se referem ao combate às perdas de água e energia, ampliação da Estação de Tratamento de Água II (ETA II) e a criação de um Plano Diretor de Água e Esgoto Municipal.

 

Fonte: Assessoria Câmara Municipal de Viçosa

Postado originalmente por: Rádio Montanhesa

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: