Vacinação contra gripe em todas as ubss nesta sexta-feira em viçosa

A campanha nacional de vacinação contra a gripe, que vai até o dia 26 de maio, atingiu apenas 67% do público alvo de Viçosa. A meta do Município é alcançar pelo menos 90%. Tendo isso em vista e com o intuito de facilitar o acesso à vacina, a secretaria de Saúde da cidade realizará um dia “D” extra nesta sexta-feira (19). Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros e a Policlínica do Centro oferecerão a vacina, das 8h às 15h.

Segundo Luciane Moreira, coordenadora do setor de Imunizações e Campanhas, o balanço parcial da vacinação aponta que o grupo das crianças e gestantes possuem os menores índices de procura. Apenas 46,80% das crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos foram levadas para tomar a vacina. Entre as gestantes apenas 46,27% já se vacinaram.

A porcentagem de procura da vacina no grupo dos idosos e mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) está em torno de 70% e o grupo de trabalhadores da saúde em 90%.

Luciane ressaltou a importância da vacina, que reduz as complicações que podem produzir internações e casos graves da doença. Segundo dados de estudos divulgados pelo Ministério da Saúde, a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Postado originalmente por: Rádio Montanhesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: