Viçosa decide hoje se acata decisão do Minas Consciente para fechar salões de beleza, clubes e academias

Após o Governo de Minas decidir que, a partir de ontem, domingo, 6, salões de beleza, clubes e academias não podem mais funcionar na Onda Vermelha do “Minas Consciente” na macrorregião Leste do Sul, que abrange o município de Viçosa, a Prefeitura do emitiu um comunicado,  na sexta-feira, 4, e informou que nesta segunda-feira, 7, haverá uma reunião para discutir as novas regras.

Além disso, a Administração divulgou que até a data do encontro do Centro de Operação de Emergência em Saúde (Coes) de Viçosa, o comércio seguirá as normativas anteriores do Executivo. Anteriormente, o município também estava na Onda Vermelha, no entanto, foi enquadrado nesta atualização nas regiões que não podem abrir salões de beleza, clubes e outros.

Quando um município opta por estar dentro do programa do Estado ele precisa seguir as regras, caso contrário corre risco de sofrer alguma penalidade do Governo Estadual. O G1 entrou em contato com o órgão para saber a situação de Viçosa e o mesmo enviou uma nota. Veja abaixo na íntegra.

“No que se refere à onda vermelha do plano Minas Consciente, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esclarece que apenas a onda roxa é de caráter impositivo. Com relação às demais ondas, cabe aos gestores municipais aplicar as orientações contidas no plano. Vale ressaltar que, para a segurança da população, o Minas Consciente orienta sempre a adoção de medidas mais restritivas”.

Proibição

Conforme o Estado, a combinação dos indicadores Incidência e Espera por Atendimento resulta na classificação dos cenários, que podem variar: Epidemiológico Desfavorável, Assistencial Desfavorável ou Assistencial e Epidemiológico Desfavorável.

A partir de domingo, as medidas abaixo passam a vigorar em todos esses cenários nas macrorregiões Triângulo do Sul, Sul, Oeste, Leste do Sul e Centro-Sul:

Proibição de eventos, de atrativos culturais e naturais;
Proibição de academias, clubes e salões de beleza;
Alimentação em Bares e Restaurantes – limitados até as 19h; após este horário, apenas delivery, sem retirada em balcão.

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, afirmou que as medidas na Onda Vermelha são somadas à abertura de leitos, transferência de pacientes e às forças-tarefas que têm percorrido Minas Gerais, com monitoramento e orientações técnicas aos gestores locais para enfrentamento à pandemia.

Comunicado

“A Prefeitura de Viçosa informa que está acompanhando atentamente as novas deliberações do plano Minas Consciente para a Macrorregião Leste do Sul. Após o anúncio das modificações na Onda Vermelha do programa, o município abriu consulta no Governo de Minas para averiguar os critérios para as mudanças e se as regras serão de fato aplicadas.
O pedido de informações se deve à intensa movimentação em várias cidades em todo o estado após a última deliberação, tendo algumas delas optado até pela saída do Minas Consciente. Por este motivo, a Prefeitura de Viçosa irá aguardar o Governo de Minas sobre a concretização das novas determinações e agendou uma reunião do COES Municipal para segunda-feira, dia 7 de junho. Até lá, o funcionamento do comércio local segue a normativa estabelecida nos Decretos 5.630, 5.631 e 5.632/2021.
A Administração Municipal reforça à população a necessidade do distanciamento, uso de máscara e álcool em gel e cumprimento de todas as medidas de isolamento que podem evitar o contágio da Covid-19. Apesar da microrregião de Viçosa possuir taxas de positividade, óbitos e ocupação nos leitos abaixo da média da Macrorregião Leste do Sul, a Secretaria de Saúde e o Setor de Vigilância Epidemiológica observam aumento nos novos casos. O apoio da população é fundamental para o combate ao Coronavírus”.

Os CTIs Covid dos Hospitais de Viçosa seguem com ocupação a baixo dos 60%

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, divulga o balanço das internações deste domingo, 06. O tradicional Boletim Epidemiológico detalhando os casos será divulgado nesta segunda-feira, 07, uma vez que os laboratórios, públicos e privados, não divulgam resultados de testes aos finais de semana.

O CTI Covid do Hospital São João Batista (HSJB) conta com 10 leitos e a ocupação é de 60%. Estão internados cinco pacientes positivos de Viçosa e um de outro município. O HSJB possui 20 leitos clínicos, sendo que nove estão ocupados. São seis pacientes positivos de Viçosa e três de outros municípios. A taxa de ocupação é de 45%. Não há paciente internado em leito com suporte intensivo no Pronto Atendimento (PA).

O CTI Covid do Hospital São Sebastião (HSS) conta com sete leitos, sendo que quatro estão ocupados. São dois pacientes positivos de Viçosa e dois de outros municípios. A taxa de ocupação é de 57%. O HSS conta com 10 leitos clínicos adultos e a ocupação é de 20%. Estão internados dois pacientes positivos de Viçosa. Dos quatro leitos clínicos pediátricos, um está ocupado por paciente de outro município. A taxa de ocupação é de 25%. Não há paciente internado em leito clínico obstétrico, nem em leito com suporte intensivo no PA.

O post Viçosa decide hoje se acata decisão do Minas Consciente para fechar salões de beleza, clubes e academias apareceu primeiro em Primeiro a Saber.

Postado originalmente por: Rádio Montanhesa

Pesquisar