Viçosa é a cidade da zona da mata com melhor índice de desenvolvimento municipal, aponta firjan

O município de Viçosa é a cidade de toda  a região a mais bem avaliada no ranking de desenvolvimento municipal, segundo pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) mede o desenvolvimento socioeconômico das cidades brasileiras e divulgou, na última semana, o mais recente panorama dos municípios brasileiros.

A cidade é a única da região que aparece com a nota 0,8024, enquanto todas as outras tiveram nota abaixo de 0,8 em uma escala que varia de zero a um. Quanto maior a avaliação, melhor o desempenho.

O atual levantamento leva em consideração os dados relativos a 2016, e consideram áreas como educação, saúde e emprego e renda. As avaliações são realizadas com base nas estatísticas oficiais.

Dentre os municípios da região, em segundo lugar aparece Muriaé, com nota 0,7978, que é considerado desenvolvimento moderado. Em seguida está Juiz de Fora, com nota 0,7954.

Emprego e renda são dificuldades

Dentre as cidades mais bem colocadas na região, o emprego e a renda foi o fator com a nota mais baixa. O índice em questão acabou puxando para baixo a nota final do balanço feito pela Firjan nesses municípios.

Em Viçosa, a educação foi o destaque do levantamento, com nota 0,8675. Em seguida, aparece a saúde, com nota 0,8539. O índice mais baixo foi, justamente, o de emprego e renda, com nota 0,6859.

Na cidade de Muriaé, que ficou em segundo lugar na região pelo índice geral, o resultado foi semelhante. A diferença foi que o melhor desempenho, que desta vez, foi para a saúde, com nota 0,8841. Em segundo lugar, aparece a educação com nota 0,8649. Em último, está o emprego e renda com nota 0,6444.

Confira o ranking das cidades da região

Cidade Nota Posição no Estado Posição no Brasil
1º Viçosa 0,8024 34º lugar 405º lugar
2º Muriaé 0,7978 39º lugar 462º lugar
3º Juiz de Fora 0,7954 42º lugar 483º lugar

Postado originalmente por: Rádio Montanhesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: