Viçosa é a cidade da zona da mata com melhor índice de desenvolvimento municipal, aponta firjan

O município de Viçosa é a cidade de toda  a região a mais bem avaliada no ranking de desenvolvimento municipal, segundo pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) mede o desenvolvimento socioeconômico das cidades brasileiras e divulgou, na última semana, o mais recente panorama dos municípios brasileiros.

A cidade é a única da região que aparece com a nota 0,8024, enquanto todas as outras tiveram nota abaixo de 0,8 em uma escala que varia de zero a um. Quanto maior a avaliação, melhor o desempenho.

O atual levantamento leva em consideração os dados relativos a 2016, e consideram áreas como educação, saúde e emprego e renda. As avaliações são realizadas com base nas estatísticas oficiais.

Dentre os municípios da região, em segundo lugar aparece Muriaé, com nota 0,7978, que é considerado desenvolvimento moderado. Em seguida está Juiz de Fora, com nota 0,7954.

Emprego e renda são dificuldades

Dentre as cidades mais bem colocadas na região, o emprego e a renda foi o fator com a nota mais baixa. O índice em questão acabou puxando para baixo a nota final do balanço feito pela Firjan nesses municípios.

Em Viçosa, a educação foi o destaque do levantamento, com nota 0,8675. Em seguida, aparece a saúde, com nota 0,8539. O índice mais baixo foi, justamente, o de emprego e renda, com nota 0,6859.

Na cidade de Muriaé, que ficou em segundo lugar na região pelo índice geral, o resultado foi semelhante. A diferença foi que o melhor desempenho, que desta vez, foi para a saúde, com nota 0,8841. Em segundo lugar, aparece a educação com nota 0,8649. Em último, está o emprego e renda com nota 0,6444.

Confira o ranking das cidades da região

CidadeNotaPosição no EstadoPosição no Brasil
1º Viçosa0,802434º lugar405º lugar
2º Muriaé0,797839º lugar462º lugar
3º Juiz de Fora0,795442º lugar483º lugar

Postado originalmente por: Rádio Montanhesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar