188. Guarde este número de telefone. Por ele, de graça, muitas vidas podem ser salvas

Desde domingo, o número do Centro de Valorização da Vida (CVV), o 188, está disponível em todo o Brasil. Parceria com o Ministério da Saúde garante ligação gratuita.
PREVENÇÃO
O CVV é órgão sem fins lucrativos, que funciona desde 1962, e é dedicado a escutar qualquer pessoa que esteja passando por dificuldades, funcionando como prevenção ao suicídio.
DESABAFAR
Em 2017, recebeu cerca de 2 milhões de ligações. Um dos voluntários do CVV diz que as pessoas procuram a instituição porque precisam desabafar e contar histórias que, muitas vezes, amigos e familiares não aguentam mais ouvir.
SAÚDE
Para psicólogos, o suicídio é uma questão de saúde pública. “É reflexo de uma sociedade doente, e não necessariamente de uma pessoa doente”, diz um deles. Segundo o Ministério da Saúde, todos os dias cerca de 30 pessoas tiram a própria vida no Brasil.
IMPULSIVA
Para os voluntários do CVV, o suicídio, em si, é uma ação impulsiva, mas há um processo por trás do ato: isolamento, desistência de hobbies, falta de contato com a família e amigos podem ser interpretados como sinais.
DEPRESSÃO
Depressão e o abuso de álcool e drogas também exigem atenção. No Brasil, a taxa de suicídio é alta, principalmente entre idosos e jovens.

Postado originalmente por: 93 FM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: