Encontro
Montes Claros e Região

Morre Padre Henrique, um dos sacerdotes de Montes Claros

Por: Radio Montes Claros 19/10/2017 10:50

Morreu ainda há pouco, na Santa Casa de Montes Claros, o Padre espanhol Henrique Munaiz Puig, de 86 anos, um dos sacerdotes mais admirados da história de Montes Claros de todos os tempos. Padre Henrique, que se declarava sertanejo e latino-americano, foi internado há cerca de uma semana, num quadro febril e de debilidade cardíaca. Ontem à tarde, a notícia do seu falecimento – não confirmada – comoveu a cidade, mas o sacerdote ainda resistia, e atravessou a noite.

Nascido na Espanha numa noite de Natal, padre Henrique dedicou quase toda a sua vida de sacerdote a Montes Claros, onde chegou bem novo, em 1965 – aos 35 anos. Incorporou-se de tal forma na vida da cidade e, em pouco tempo, passou a ser a unanimidade local. Em 2012, completou 50 anos de ordenação sacerdotal, na Companhia de Jesus, onde ingressou aos 16 anos, em 1948.

Modesto, sereno, fecundo na dedicação a todos, Padre Henrique manteve as portas da sua casa, e das instituições que criou, sempre abertas, e ele próprio, mais de uma vez, explicou: “É Jesus quem bate à minha porta”.LEUCEMIAAinda há pouco, a Arquidiocese de Montes Claros confirmou em nota a morte de Padre Henrique. Disse que o local do velório, horários e enterro estão sendo decididos. A nota diz que Padre Henrique tinha leucemia melóide aguda, o que era desconhecido fora do seu circulo médico.

O corpo de Padre Henrique deixará a Santa Casa de Montes Claros no começo da tarde, para ser velado na Paróquia do Cintra, perto de uma das obras fundadas por ele – a comunidade S. Luiz Gonzaga. Depois das 18h, o corpo seguirá para a igrejinha de Santiago Apóstolo, local de residência de Padre Henrique nos últimos anos. Muito provavelmente, o corpo será sepultado no Carmelo, na manhã desta sexta-feira, após missa.

Postado originalmente por: 93 FM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: