Nova seca atinge mais de 300 mil pessoas em 66 cidades no Nordeste

Nova seca atinge o Nordeste do Brasil. A falta d’água nos reservatórios e a previsão de poucas chuvas agravam o problema. O mês de junho foi o mais crítico.
SEVERAS
Monitoramento da Agência Nacional de Águas mostra que a seca moderada aumentou 246% entre maio e junho. São mais de 328 mil pessoas vivendo em áreas extremas e severas.
RARAS
Sem o avanço de frentes frias, a tendência é de chuvas raras e concentradas nas áreas litorâneas. Os reservatórios estão em baixa. Dos 521 aquíferos do Nordeste, quase a metade (214) está abaixo de 30% da capacidade, segundo a ANA.
CASTIGOU
O temor de especialistas é de que estiagem semelhante à que castigou o semiárido brasileiro entre 2012 e 2017, considerada a pior da história pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), volte a afetar os nordestinos.
EMERGÊNCIA
Pelo menos 66 cidades nordestinas decretaram estado de emergência. Em todo o país, o número ultrapassa 800. Está chovendo menos do que era esperado. De acordo com a meteorologia, massa de ar seco que predomina em 85% do país impede a formação de nuvens.

Postado originalmente por: 93 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar