Campanha de doação de sangue teve baixa procura nesta quarta-feira em Muriaé

Campanha de doação de sangue teve baixa procura nesta quarta-feira em Muriaé
Todos os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo coronavírus estão sendo tomados pelos agentes de saúde

A campanha de doação de sangue realizada nesta quarta-feira (02) em Muriaé conseguiu coletar 63 bolsas de sangue. Uma quantidade considerada baixa, uma vez que o setor tem capacidade para 120.

As coletas de sangue acontecem todas as quartas-feiras, de 7h30 às 15h, sem intervalo para almoço, no Ceae (Antigo Viva Vida), próximo ao Hospital São Paulo. Mesmo diante do atual período de pandemia, as doações não foram interrompidas com o objetivo de sempre manter os estoques abastecidos.

De acordo com Illen Nara Rodrigues, coordenadora do setor, todos os cuidados necessários para que não haja contaminação por coronavírus são tomados pelos agentes de saúde que trabalharam na coleta. Os profissionais usam máscaras, disponibilizam álcool em gel para os doares e orientam a todos a manterem distância de um metro e meio uns dos outros.

Conforme recomendação do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, entre 16 e 67 anos, e peso acima de 50 quilos. O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não pode ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e nem ter sofrido doença de Chagas.

Segundo a Hemominas, em virtude da pandemia, o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deverá aguardar 30 dias após recuperação para doar.

De acordo com o Hemocentro, as próximas datas que serão realizadas coletas de sangue em Muriaé são: 9, 16, 23, 30 de setembro.

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Pesquisar