Começa nesta segunda Cadastramento Escolar 2018; inscrições somente pela internet
O Cadastramento Escolar 2018 está aberto a partir de hoje (12) e é destinado a todos os candidatos que desejam ingressar no ensino fundamental da rede pública de ensino de Minas Gerais, seja municipal ou estadual, em 2018. A novidade este ano é que o cadastramento é feito exclusivamente pela internet.
Para fazer o cadastro online clique aqui.
Podem ser inscritos crianças que completarem seis anos até o dia 30 de junho de 2018, estudantes vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares e candidatos ao curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental. A inscrição deve ser realizada pelo pai, mãe ou responsável ou jovens maiores de 18 anos.
O Cadastramento é unificado para as redes municipais e estadual de Minas Gerais e fundamental para o aluno garantir uma vaga em uma escola próxima de sua residência.
O prazo termina no dia 23 de junho.
Inscrição
A inscrição é isenta de pagamento de taxas por parte do candidato e deverá ser feita através de formulário eletrônico disponibilizado na internet.
Nos municípios do interior do Estado, o formulário eletrônico será disponibilizado pelo site da Secretaria de Estado de Educação (www.educacao.mg.gov.br).
Matrícula
O encaminhamento para matrícula obedecerá, prioritariamente, ao zoneamento escolar. Esgotadas as vagas das escolas de cada zoneamento, o candidato será encaminhado para a escola pública de acesso mais fácil.
A matrícula será unificada nas redes públicas – estadual e municipal – e ocorrerá entre 11 e 15 de dezembro de 2017. Vale destacar que o aluno cadastrado deverá efetivar a matrícula nesse período, na escola para a qual foi encaminhado, para garantir a sua vaga.
Para efetivação da matrícula, deverão ser apresentados, obrigatoriamente, os seguintes documentos:
– 1 cópia e original da conta de luz da residência do candidato, em conformidade com o endereço atestado na inscrição;
– 1 cópia e original da certidão de nascimento ou carteira de identidade;
– comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outros municípios, retorno aos estudos ou cursos da EJA.
Nas cidades do interior o local da matrícula será afixado na Secretaria Municipal de Educação de cada cidade e nas escolas, informativo com os endereços.
Texto: Rádio Muriaé – com informações da Agência Minas
Fonte : Rádio Muriaé/Agência Minas
Postado originalmente por: Rádio Muriaé