Começam hoje reuniões abertas para discussão do Pleno Diretor de Muriaé

Começam hoje reuniões abertas para discussão do Pleno Diretor de Muriaé
A 1ª Oficina Regional está marcada para as 19h, no auditório do Senai, no Centro (Foto: Arquivo Rádio Muriaé)

O ciclo de reuniões comunitárias que fazem parte da fase inicial do processo de atualização do Plano Diretor Participativo (PDP) de Muriaé começa na noite desta segunda-feira (18). Até sexta, dia 22, oito “Oficinas Regionais” serão realizadas, sendo duas na sede do município e seis em distritos, destinadas também à participação da população de comunidades e zona rural.

Todas as reuniões estão marcadas para as 19h, e a primeira delas acontece nesta segunda (18), no auditório do Senai, na rua Sinval Florêncio da Silva, na área da chamada “Feira do Centro”.

O Plano Diretor aponta diretrizes para promover o crescimento organizado da cidade por um período de 10 anos e, por lei, deveria ter sido atualizado em 2016, o que não ocorreu.

Durante os encontros, os próprios moradores poderão apresentar suas sugestões para o PDP, como indicação de obras necessárias para cada localidade e de programas a serem criados pela Administração, dentre outras ações que busquem a melhoria da qualidade de vida.

A partir da próxima segunda-feira (18), os muriaeenses poderão colaborar ativamente com a atualização do Plano Diretor Participativo (PDP). Durante toda a semana, a Prefeitura realizará reuniões comunitárias em Muriaé e nos distritos, com participação livre para todos os interessados. O PDP consiste no conjunto de diretrizes que visam garantir o crescimento organizado da cidade, sendo revisado a cada 10 anos para permitir que as propostas estejam sempre de acordo com a realidade de cada época.

O ciclo de reuniões terá início e fim em Muriaé – o primeiro encontro será na segunda-feira (18), às 19h, no auditório do Senai (próximo ao Mercado do Produtor Rural), enquanto o último está agendado para sexta (22), no mesmo horário, porém no Teatro Belmira Villas Boas. De terça até quinta, as discussões serão nos distritos, com atividades em Vermelho, Pirapanema, Itamuri, Belisário, Bom Jesus da Cachoeira e Boa Família (ver calendário abaixo).

A atualização do PDP está sendo feita por meio da parceria público-privada entre a Prefeitura e o Instituto Votorantim, sem custos para a Administração. As atividades são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras e desenvolvidas pela empresa paulista Geo Brasilis, que tem experiência de 20 anos na elaboração de planejamentos urbanos. A fase dos encontros regionais é a segunda das cinco etapas previstas – a primeira foi a montagem do plano de trabalho, com definição do cronograma e da metodologia a ser adotada. Em seguida, serão formuladas as diretrizes finais, partindo então para votação do projeto na Câmara Municipal e, por fim, para a validação da lei.

Confira o calendário de reuniões comunitárias para atualização do Plano Diretor Participativo de Muriaé. Vale lembrar que todos os encontros são de participação livre aos interessados:

Muriaé

Data: segunda-feira, 18/06

Horário: 19h

Local: Auditório do Senai (Rua Sinval Florêncio da Silva, 2, Centro, próximo ao Mercado do Produtor Rural)

 

Vermelho

Data: terça-feira, 19/06

Horário: 19h

Local: Igreja Católica do Vermelho

 

Pirapanema / Santa Rosa

Data: terça-feira, 19/06

Horário: 19h

Local: Galpão de Pirapanema

 

Itamuri / Capetinga / Pontão / Patrimônio / São João do Glória

Data: quarta-feira, 20/06

Horário: 19h

Local: Salão Paroquial de Itamuri

 

Belisário / São domingos

Data: quarta-feira, 20/06

Horário: 19h

Local: Grupo de Artesãos de Belisário (GAB)

 

Bom Jesus da Cachoeira / Gameleira

Data: quinta-feira, 21/06

Horário: 19h

Local: Conselho Comunitário de Bom Jesus

 

Boa Família / São Fernando / Macuco

Data: quinta-feira, 21/06

Horário: 19h

Local: Salão da Igreja Católica de Boa Família

 

Muriaé

Data: sexta-feira, 22/06

Horário: 19h

Local: Teatro Belmira Villas Boas (Rua Cel. Domiciano, 13, Centro)

 

Fonte : Radio Muriaé / Ascom prefeitura de Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

%d blogueiros gostam disto: