Comitê Gestor autoriza a reabertura de seis novos seguimentos e estuda as mudanças de isolamento para os próximos dias

O prefeito Grego, acompanhado do Secretário de Saúde do município, Dr. Paulo César de Oliveira e do infectologista, Dr. Daniel Licy voltou a pronunciar através de uma live em sua página no facebook e anunciou uma série de medidas tomadas pelo Comitê Gestor.

De acordo com o prefeito, a partir de amanhã, mais seis novos seguimentos estarão autorizados a funcionar; as óticas, por estarem inseridas na área de saúde, os departamentos de tecnologia e informática e uma empresa especializada em venda de armamento e munições por se enquadrar no segmento de segurança pública, consecionárias de veículos, salões de beleza e estéticas e barbearias.

 

Outra mudança que entrará em vigor é a respeito do uso de máscaras. A partir de agora, só será permitido entrar nos estabelecimentos autorizados a funcionar os clientes que estiverem usando máscaras. Os empresários serão obrigados a fornecerem máscaras para todos os colaboradores e álcool em gel para os clientes.

Outra determinação é que a partir dos próximos dias, só poderão permanecer dentro do estabelecimento um cliente para cada 10m². Os proprietários dos estabelecimentos deverão calcular quantos m² o estabelecimento possui e controlar o fluxo de pessoas. Os salões de belezas e barbearias poderão atender um cliente por vez, com agendamento prévil.

Ainda segundo Grego, o Comitê Gestor estará se reunindo todas as quintas-feiras e deliberando novas medidas para a população.

O prefeito também disse que há um estudo por parte do governo do estado de alterar o estilo de isolamento social. Atualmente a população está cumprindo o distanciamento social isolado e nos próximos dias poderá passar para o distanciamento social eletivo, em que somente as pessoas que estão inseridas no público de risco permanecerão isoladas. Uma cartilha com recomendações está sendo produzida pelo governo do estado para ser distribuída aos municípios, explicando como será a mudança.  

De acordo com  o infectologista Daniel Licy, caso aconteça essa mudança, é preciso ser feita com muita cautela e responsabilidade, para que a doença não avance na cidade, caso contrário, as consequências serão  avassaladoras.

O prefeito também informou que fará um pedido junto a Secretaria de Saúde do Estado para que exames rápidos sejam repassados ao município para que aumente a precisão dos casos em Muriaé. A Fundação Ezequiel Dias, único laboratório no estado que realiza os exames, está entregando os resultados entre oito a10 dias, o que dificulta a precisão dos dados.

 

Situação dos hospitais em Muriaé

Outro assunto abordado foi sobre a situação dos leitos dos hospitais de Muriaé. O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Paulo Sérgio informou que Muriaé conta com 81 leitos de UTI, 44 leitos no Hospital São Paulo para receber pacientes com a Covid-19 ou suspeitos. Ele disse que 72% dos leitos de UTI estão ocupados e apenas dois pacientes suspeitos estão internados na UTI da Casa de Saúde.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela SMS nesta quinta-feira (16), o número de casos confirmados com a doença permanece em cinco, 11 casos estão em investigação, 66 casos seguem sendo observados e 40 casos já foram descartados. Até o momento, Muriaé não registrou nenhuma morte pela Covid-19.

O Secretário também disse que o motivo desses números que são considerados baixos, comparados a outros municípios é devido ao isolamento social, feito por parte da população.

 

Fonte : Rádio Muriaé / Prefeitura Municipal

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Pesquisar