Corpo de Bombeiros fala sobre a realidade das queimadas na região de Muriaé

Corpo de Bombeiros fala sobre a realidade das queimadas na região de Muriaé
As denúncias podem ser feitas através do 0800-61-8080, ou pelo 181 (Foto: Arquivo Rádio Muriaé – incêndio próximo ao distrito de Vermelho em Janeiro de 2019)

Quiorato relembrou incêndios criminosos que ocorreram no estado e deu dicas de como as propriedades rurais podem fazer para evitar as queimadas.

Um dos assuntos mais comentados no Brasil atualmente e no mundo é o aumento das queimadas que atinge a floresta amazônica.

O problema também está em outros estados como Minas Gerais. De acordo com o instituto nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) foi registrado esse ano, um aumento de quase 80% nas queimadas em relação ao mesmo período do ano passado.

Ainda de acordo com o estudo, no estado, 99% desses incêndios são provocados pela ação humana e muitos são criminosos.

Nesta quinta-feira (29), a Rádio Muriaé recebeu o Sargento Quiorato, do Corpo de Bombeiros que falou sobre a realidade das queimadas na região.

Com 10 anos de experiência na corporação, Quiorato conhece bem os problemas que as queimadas causam. Segundo ele, uma das atividades mais comuns nesta época do ano é o combate às chamas. Muitas vezes, em pastos ou em terrenos particulares que acabam afetando outros locais, mas também em matas nativas.

Durante a entrevista, Quiorato relembrou incêndios criminosos que ocorreram no estado e deu dicas de como as propriedades rurais podem fazer para evitar as queimadas.

O Bombeiro também explicou que o surgimento de animais selvagens nos perímetros urbanos como jaguatiricas e lobos guarás está ligado as queimadas. “Quando há queimada em alguma floresta os animais precisam sair para se refugiar em outros lugares e acabam entrando em locais urbanos como rodovias e propriedades rurais”. Completou o Bombeiro.

Quiorato ressaltou também que a prática de queimada só pode ser feita com a autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA), fora isso, é considerado uma prática criminosa. De acordo com o código penal brasileiro, a pessoa que pratica queimadas pode pegar de três a seis anos de prisão, mais uma multa. As denúncias podem ser feitas através do 0800-61-8080, ou pelo 181.

 

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar