Corpo de Bombeiros resgata Lobo-guará atropelado na BR 116

 

Um Lobo-guará foi atropelado neste domingo (12) na BR 116, próximo ao bairro Bela Vista. O impacto foi tão forte que o animal foi jogado dentro da canaleta, às margens da rodovia.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e utilizou técnicas de salvamentos para animais selvagens.

O Lobo-guará foi imobilizado e teve duas patas fraturadas. Ele foi levado ao Centro de Zoonoses de Muriaé onde recebeu o atendimento do veterinário Igor, um dos responsáveis pelo departamento.

Depois de recuperado o Lobo-Guará será levado para um centro especializado em animais selvagens em Juiz de Fora. Em seguida, será novamente solto à natureza.

Sobre o Lobo-guará

O Lobo-guará é o maior canídeo da espécie. Mesmo ameaçado em extinção, é comum vê-los às margens das rodovias que cortam Muriaé, principalmente próximo a Serra do Brigadeiro, onde há a maior concentração da espécie na região.

Segundo especialistas, um dos motivos da aparição de espécies ameaçadas em extinção no perímetro urbano é devido o aumento do desmatamento, em que eles são obrigados a saírem para procurar alimentos. Suas aparições costumam ser ainda mais frequentes no período de queimadas.

Mesmo sendo animais selvagens, são raras as ocorrências de ataques a seres humanos. Sua alimentação baseia-se em pequenos animais e frutas.

De acordo com as autoridades ambientais, a recomendação é ao avistar o animal, manter distância e nunca agredi-lo. Geralmente os animais fogem ao perceber a presença de seres humanos.

 

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Pesquisar