Defesa Civil opera em estado de Atenção e explica que nível de chuva em Muriaé está dentro do normal

Defesa Civil opera em estado de Atenção e explica que nível de chuva em Muriaé está dentro do normal
O órgão funciona nas dependências do 2º Pelotão do C. de Bombeiros, na Gávea

Na manhã desta terça (21) o nível do Rio Muriaé estava em 1,19 metros; a média para esta época é de 1,50m

Estação pluviométrica instalada na chamada “ponte da rodoviária”

Muriaé teve média de 69mm de chuva no acumulado das últimas 80 horas, com picos de 93,59mm no Centro e 84,49mm no bairro Porto. Apesar do volume considerado, especialmente, após um mais de sete meses de estiagem, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) explica que o cenário é de normalidade e que opera em nível de atenção.

Na tarde desta terça-feira (21), a reportagem da Rádio Muriaé esteve no órgão, que funciona nas dependências do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros, na Gávea, e entrevistou o técnico, Rafael Anselmo e o assessor jurídico, Thiago Trota.

Assista ao vídeo acima com a íntegra da entrevista

Rafael e Tiago esclareceram que apesar da forte chuva desta segunda (20), e de alguns transtornos causados, o montante pluviométrico está abaixo da média histórica de Muriaé para esta época do ano.

Na mesma situação está o Rio Muriaé, que teve aumento considerável em seu nível, porém, ainda está 31cm abaixo da média esperada para o mês de novembro. Na manhã desta terça (21) o nível do rio, que tem média 1,50m nesta época, estava em 1,19m.

Ocorrências

Em virtude das chuvas desta segunda (20) a Defesa Civil de Muriaé atendeu a três ocorrências, sendo uma queda parcial de laje, queda de muro e um deslizamento de terra com rompimento de tubulação em uma área de servidão. De acordo com o órgão, os episódios não foram graves e não deixaram feridos.

Previsão

A possibilidade de 46mm de chuva – segundo o site Clima Tempo – para hoje (21) em Muriaé ainda não se confirmou, e para esta quarta (22), o site prevê apenas 2mm de precipitação.

Orientação

A Defesa Civil orienta que a qualquer sinal de risco, principalmente em relação a deslizamento de terra, o órgão deve ser acionado imediatamente, através dos números, 199 ou 98826-9846, sendo possível ainda o acionamento via Corpo de Bombeiros (193).

 

 

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: