Demsur paralisa por tempo indeterminado atividades no Aterro Sanitário

O Aterro Sanitário foi inaugurado em 2014 e atualmente, recebem, em média, 70 toneladas de lixo por dia 

Devido as fortes chuvas que afetam Muriaé nas últimas semanas e para garantir a segurança de servidores, o Departamento Municipal de Saneamento Urbano (Demur) suspendeu temporariamente os serviços realizados no Aterro Sanitário, Local em que todos os resíduos recolhidos em Muriaé são destinados.

A medida de prevenção faz parte do protocolo de gerenciamento de risco para Aterros Sanitários.

Recentemente a autarquia emitiu uma nota de esclarecimento à imprensa informando a paralização do local.

O Demsur também informou que medidas para reforçar o sistema de drenagem estão sendo feitas.

Em Muriaé são coletados, em média, 70 toneladas de lixo por dia. O Demsur informou que a coleta de lixo na cidade não será prejudicada. No período em que o Aterro Sanitário de Muriaé estiver inoperante, os resíduos serão levados para um aterro em Recreio, distrito de Leopoldina.

 Confira na íntegra a nota emitida pelo Demsur

Em função de impactos causados pelo grande volume de chuva das últimas semanas, por motivo de segurança, estão suspensas temporariamente as atividades do Aterro Sanitário Municipal de Muriaé.

A Prefeitura de Muriaé, por meio do Demsur (Departamento Municipal de Saneamento Urbano), esclarece que até o momento não houve dano concreto, e que a medida tem caráter preventivo, a fim de evitar riscos à segurança dos trabalhadores que atuam diariamente no local, bem como à estrutura do complexo, inaugurado em 2014. A autarquia ressalta que a interrupção das atividades foi definida conforme protocolo de Gerenciamento de Risco para atividades desta natureza.

As primeiras providências de ordem técnica já foram iniciadas, visando apurar a dimensão dos impactos ocasionados no Aterro Sanitário pelas fortes chuvas, que castigaram, não só Muriaé, como toda a região e grande parte do Sudeste. Também já estão em curso procedimentos para aprimoramento do sistema de drenagem do Aterro.

O Demsur destaca que o serviço de coleta de lixo está sendo prestado normalmente e que, mediante a suspensão na operação do Aterro local, os resíduos estão sendo encaminhados para destinação final no Aterro Sanitário União, localizada na cidade de Recreio unidade mais próxima de Muriaé em condições de atender à demanda de nosso município.

A paralisação temporária das atividades do Aterro Sanitário Municipal de Muriaé, bem como a motivação de tal medida já foram informadas às secretarias municipais de Administração e de Urbanismo e Meio Ambiente, e também à Defesa Civil local.

Comprometida como a gestão eficiente do Aterro, a autarquia enfatiza que todos os procedimentos pertinentes serão adotados para minimizar riscos e sanar eventuais problemas.

 

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Pesquisar