Demuttran realiza entrega de certificados para 22 motoristas de Muriaé

Demuttran realiza entrega de certificados para 22 motoristas de Muriaé
O comunicador Gilson Júnior foi um dos motoristas que recebeu o certificado

Para o diretor do Demuttran, Ivanir Pimentel, a melhor forma do motorista contribuir com o trânsito é sendo exemplo para outras pessoas

O tenente Melo enfatizou que em 2019 houve uma redução de 13% nos acidentes de trânsito em Muriaé

O biomédico Douglas Cesso que explicou como são realizados os exames toxicológicos.

O Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Muriaé (Demuttran) realizou na manhã desta quinta-feira (26) a premiação “Motorista Nota 10”. O evento faz parte das programações da Semana Nacional do Trânsito e tem como objetivo orientar os motoristas sobre os riscos dos acidentes e suas consequências.

A programação aconteceu no Centro cultural Grande Hotel. Ao todo, 22 motoristas dos seguimentos público e privado receberam um certificado por serem referências no trânsito e por contribuir de alguma forma com a sociedade.

A programação foi aberta pelo diretor do Demuttran, Ivanir Pimentel que falou sobre os diversos projetos que o departamento vem desenvolvendo nos últimos meses. De acordo com o diretor, a mobilidade urbana, a fluidez e a segurança no trânsito, a acessibilidade e a qualidade de vida de toda a população são alguns dos pilares que estão sendo trabalhados no departamento.

Pimentel também falou que uma das formas de melhorar o trânsito é ser exemplo para outras pessoas.

O segundo a palestrar foi o tenente Melo, da Polícia Militar, responsável pela 96ª Cia de Polícia e uma de suas atribuições é estar à frente do Patrulhamento de trânsito. Melo disse que de acordo com dados da PM, houve uma redução de 13% nos acidentes de trânsito em Muriaé. Mesmo assim quando os dados são nacionais a preocupação aumenta. Segundo o PM, no Brasil foram registrados em 2018, 80 mil mortes em acidentes de trânsito, número que preocupa as autoridades.

O terceiro palestrante foi o biomédico, Douglas Cesso que explicou como são realizados os exames toxicológicos. O biomédico enfatizou que o exame é obrigatório para os motoristas que possuem habilitação nas categorias C, D e E. Douglas também apresentou dados. Segundo ele, desde que o exame toxicológico foi descoberto ouve uma redução de 30% nos acidentes.

Drogas como Anfetamina, muito concentrada no rebite (comprimido utilizado para tirar o sono), Cocaína, crack, Maconha, êxtase, heroína são algumas das substâncias que podem ser detectadas no exame.

Se o exame der positivo o candidato é reprovado e impossibilitado de dirigir por três meses. Passando esse período o motorista poderá fazer outro exame.  

Ainda segundo Douglas, somente os laboratórios credenciados pelo Departamento Nacional de Transito (Denatran) podem fazer o exame toxicológico, que segundo o bioquímico é feito através do cabelo ou do pelo do corpo.

 

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar