Divulgado calendário da Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Idosos e trabalhadores serão priorizados

 

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira o calendário da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe de 2020. A partir do dia 23 de março, as vacinas começarão a ser aplicadas na rede pública. Inicialmente apenas idosos e trabalhadores da área de saúde serão priorizados por causa do novo coronavírus. No decorrer dos dias, outros grupos terão direito às doses.
As pessoas com mais de 60 anos são prioridade, por serem grupo de risco e estarem mais propensos às complicações do novo coronavírus, mas isso não significa que a vacina evita a Covid-19.
Ao proteger os idosos da influenza (causador da gripe), a injeção impede uma sobrecarga do sistema respiratório, o que agravaria um possível ataque do novo coronavírus.
A vacinação também ajuda a diferenciar a gripe da Covid-19. Se a pessoa recebeu a dose, mas apresenta sintomas como tosse e falta de ar, provavelmente não é causa da influenza. Assim, o médico pode solicitar um exame para verificar a presença do novo coronavírus.
Os trabalhadores de saúde também serão imunizados a partir do dia 23 de março pelo maior risco de entrarem em contato com ambos os vírus e também por poderem transmiti-los em ambientes hospitalares.
Confira o calendário de vacinação:
• 23 de março: pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde podem tomar a dose.
• A partir de 16 de abril: público-alvo ampliado para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma…).
• A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses até menores de 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes e indígenas começam a receber a vacina.
• 9 de maio – Dia D: postos de saúde e vários outros pontos oferecerão o imunizante para todos, no Brasil inteiro.
O governo não oferece a vacina para todos os grupos de uma vez para, justamente, evitar aglomerações, confusões e um possível desabastecimento.
Todos os brasileiros, mesmo fora do público-alvo, podem ser vacinados contra a gripe na rede privada.

Fonte : Rádio Itatiaia

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: