Em coletiva de imprensa, Secretaria de Saúde confirma morte de criança de três anos por meningite em Muriaé

Em coletiva de imprensa, Secretaria de Saúde confirma morte de criança de três anos por meningite em Muriaé

O Secretário de Saúde do Município, Paulo César Oliveira, acompanhado do secretário Adjunto, Wescley Souza e do médico infectologista responsável pelo departamento de epidemiologia, Daniel Nicy convocaram a imprensa para esclarecer um assunto que repercutiu na cidade nos últimos dias; a morte de uma criança de três anos por meningite em Muriaé.

O infectologista explicou que a meningite adquirida pela criança é a Haemophilus influenzae e que segundo ele, não nenhuma possibilidade de surto da doença em Muriaé, diferente do que ocorreu em 2005 quando foram registrados dezenas de casos da meningite  meningocócica, bem diferente da que tirou a vida desta  criança.

Ainda de acordo com Dr. Daniel, todas as medidas que o ministério da saúde recomenda que sejam tomadas foram feitas, como a imunização das pessoas que tiveram contato íntimo com a criança nos últimos dias que de acordo com o Ministério da saúde são pessoas que conviveram com a criança pelo menos quatro horas por dia em cinco dias da semana.

Outra medida adotada pela secretaria foi reunir com pais e professores da escola onde a criança estudava e sanar todas as dúvidas sobre a doença.

“Do ponto de vista técnico, não há possibilidade de surto da doença em Muriaé, esse foi um caso isolado, mesmo assim, estamos tomando todas as medidas necessárias para garantir sua extinção no município”. Afirmou o infectologista.

 

Confira a nota de esclarecimento divulgada pela Prefeitura

A Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lamenta a morte de uma menina de 3 anos, que faleceu na manhã desta quarta-feira (21), no Hospital São Paulo, devido à meningite. Segundo o infectologista do Setor de Epidemiologia da SMS, Daniel Licy, este é um caso extremamente raro e que ações de profilaxia estão sendo realizadas desde a manhã desta quarta-feira em uma escola particular onde a criança frequentava.

 

A menina foi internada na terça-feira (20) no HSP. Exames laboratoriais comprovaram a causa do óbito como sendo meningite por haemófilos influenza, uma infecção bacteriana aguda das meninges. Familiares, pessoas íntimas, profissionais da educação e de saúde e alunos que tiveram contato com a menina vão receber quimioprofilaxia por rifampicina, procedimento indicado para os contactantes íntimos expostos até sete dias do início dos sintomas.

 

A Secretaria de Saúde também solicitou à escola que garanta informações sobre o estado vacinal das pessoas que tiveram contato com a menina, para fazerem parte das ações da SMS e saber a necessidade de imunizações.

 

A Secretaria Municipal de Saúde informa que não há motivo para pânico e reforça que este é um caso isolado e raro. Mais uma vez, a Prefeitura lamenta o falecimento da criança e transmite a seus familiares os sinceros sentimentos de pesar.

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar