Entrevista: Rotary Clube Muriaé Norte está engajado na luta contra a paralisia infantil


Representantes do Rotary Norte estiveram no programa “Manhã da Muriaé”

Entrevista: Rotary Clube Muriaé Norte está engajado na luta contra a paralisia infantil
Presidente do Rotary Clube Muriaé Norte, Solange Maria Montezano Adriano

Cirurgiã dentista, Simone Goulart, coordenadora de Projetos Humanitários do Rotary Norte

Está em curso a Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo. Pouca gente sabe, mas o Rotary Internacional é um dos responsáveis pela distribuição da vacina contra a pólio no mundo. Nessa temática, a Rádio Muriaé recebeu, no programa “Manhã da Muriaé”, representantes do Rotary Clube Muriaé Norte, que está engajado na luta para que doença permaneça erradicada no Brasil.

Participaram de entrevista com o comunicador Jorge Luiz, a presidente do Rotary Muriaé Norte, Solange Maria Montezano Adriano, e a cirurgiã dentista, Simone Lacerda Goulart, que é coordenadora da Saúde Bucal de Muriaé e coordenadora de Projetos Humanitários do Rotary Norte.

Para assistir na íntegra, clique no vídeo acima

Solange e Simone destacaram que em função da erradicação, diferentemente da realidade vivida por gerações passadas, a população atual não convive com o temor da paralisia infantil, o que, consequentemente, leva a negligência na imunização das crianças.

A pólio é uma doença grave, de início rápido, que pode paralisar não apenas os membros inferiores, como outras partes do corpo, e que tem a vacina como única forma de proteção.

Dia D

Neste sábado (18) acontece o “dia D” de vacinação contra a pólio e o sarampo, em todo o país, para crianças de 1 a 5 anos incompletos. Em Muriaé, o Centro Municipal de Imunização (ao lado do Terminal Rodoviário) e todas as unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertos de 8h as 16h30h.

Adultos de até 49 anos devem apresentar cartão de vacina para conferência em relação ao sarampo.

 

Rotary e a Pólio

Em 1988, quando a doença assolava mais de 120 países, o Rotary Internacional lançou um projeto mundial de erradicação da pólio (Iniciativa Global de Erradicação da Pólio – GPEI), em parceria com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Unicef. Atualmente, há registros de casos em três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.

 

Texto: Rádio Muriaé – reprodução na íntegra ou parcial do conteúdo (texto e imagem) permitida somente mediante crédito.

 

Fonte : Radio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar