Anuncie
Muriaé e Região

Exposição de equipamentos raros de cinema será aberta nesta quarta no Grande Hotel

Por: Rádio Muriaé 24/10/2017 8:48
Exposição de equipamentos raros de cinema será aberta nesta quarta no Grande Hotel
Exposição “Luzes do Cinematógrafo” ficará aberta a visitação até o dia 10 de novembro (Fotos: Prefeitura de Muriaé)

A partir desta quarta-feira (25) estará à mostra no Grante Hotel Muriahé a exposição “Luzes do Cinematógrafo – Uma história cinematográfica” que irá exibir equipamentos cinematográficos raros. O evento ocorrerá por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Museu do Cinema Carlos Scalla.

A exposição contra com cerca de 30 peças datadas de 1898 até os dias atuais pertencentes ao cineasta Carlos Scalla. O intuito é apresentar às pessoas uma parte importante da história do cinema nacional e mundial. Essa exposição já foi apresentada em Ouro Preto, durante o aniversário de inauguração do Cine Vila Rica em 2012; e em São João Del Rei, durante o Festival de Inverno. A entrada é gratuita.

A abertura acontecerá às 20h e contará com exibição de filmes históricos e a presença de representantes de instituições ligadas à preservação do cinema no Brasil, entre elas, a supervisora de conservação de filmes do Arquivo Nacional, Fátima Taranto.

A exposição ficará aberta para visitação de segunda a sexta-feira, de 8h às 11h30 e de 13h às 17h no Grande Hotel até o dia 10 de novembro com entrada franca.

Exposição permite conhecer história do cinema e promove acesso às artes

Grande parte do acervo foi usado pelo cineasta muriaeense, Carlos Scalla, e outras foram adquiridas, restauradas e hoje podem ser apreciadas na instituição criada em Muriaé pelo filho, Bruno Scalla, como forma de homenagear o pai. O acervo conta ainda com o raro conjunto Pathé Baby 9,5mm, utilizado por Humberto Mauro em 1925, quando realizou seu primeiro filme (Humberto Mauro é considerado o “pai do cinema brasileiro”).

Texto: Rádio Muriaé – com informações da Prefeitura de Muriaé.

Fonte : Rádio Muriaé/Prefeitura de Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: