Grego participa de encontro de prefeitos com governador eleito, Romeu Zema, em Belo Horizonte

(Vídeo: TV Onda Sul)

Grego participa de encontro de prefeitos com governador eleito, Romeu Zema, em Belo Horizonte
Zema se reuniu com cerca de 50 prefeitos na sede da Associação Mineira de Municípios nesta quinta (8)

Integrante da diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), o prefeito de Muriape, Grego, participou de encontro promovido pela AMM com o governador eleito em Minas Gerais, Romeu Zema. Com a presença de cerca de 50 prefeitos, a reunião aconteceu na sede da associação, em Belo Horizonte, na quinta-feira (8), e durante aproximadamente uma hora foram tratados assuntos referentes aos municípios, especialmente a retenção por parte do estado, de bilhões de reais que deveriam ser repassados obrigatoriamente às prefeituras, motivo pelo qual diversos prefeitos já decretaram estado de emergência financeira em suas cidades.

Zema pediu paciência aos prefeitos e argumentou que ainda não tem conhecimento sobre a real situação orçamentária de Minas Gerais. Ele prometeu trabalhar para retomar o pacto federativo e cortar verbas. “Vamos fazer o maior esforço possível para cortar despesas e vou dar o exemplo. Já estou olhando um apartamento perto da Cidade Administrativa. Em vez de gastar helicóptero, morando no palácio, vou gastar dois ou três litros por dia de gasolina”, disse. Ele também disse que vai enxugar os cargos públicos e que o governo do estado se transformou em um “cabide gigantesco de empregos”. “A maior estatal de Minas é a Cabidemg”, brincou.

Zema disse novamente que não quer, por hora, assumir nenhum compromisso com os prefeitos. “Entendo perfeitamente, o dinheiro é do município. Mas preciso saber da situação do estado”, argumentou. Ele voltou a prometer que, entre o fim de dezembro e o início de janeiro, dará posição aos gestores municipais. “Sempre fui conservador: vamos prever que tudo vai continuar ruim como está, para amanhã eu poder vir aqui e dar uma notícia boa”, disse. Pressionado pelos prefeitos, Zema rebateu: “A transição começou semana passada, estamos fazendo ainda o levantamento. Não sei se dentro do baú que vou estar recebendo tem mil, 10 mil ou um milhão ou se só tem uma bomba ali que só vai me ferir”, disse. Ele ainda prometeu que os repasses serão prioridade em seu governo.

Por fim, Zema disse que, assim que a situação orçamentária de Minas Gerais estiver estabilizada, vai trabalhar para que uma lei credite todos os recursos diretamente aos municípios, sem passar pelos caixas do estado. “Mais nenhum governador vai manipular isso como foi manipulado. Isso prometo que vamos fazer.” Os prefeitos ainda pediram um representante da AMM na equipe de transição.

Em entrevista depois do encontro, Zema afirmou que começar mandato descumprindo os repasses aos municípios, que são constitucionais, seria “mal exemplo” e que poderia 

 

Texto: Rádio Muriaé e Estado de Minas

 

Fonte : Radio Muriaé / Estado de Minas

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar