LIRAa aponta aumento no índice de infestação do Aedes Aegypti em Muriaé

LIRAa aponta aumento no índice de infestação do Aedes Aegypti em Muriaé
LIRAa realizado entre os dias 15 e 19 de janeiro aponta um índice de infestação de 2,9

O índice de infestação do mosquito Aedes aegypti subiu consideravelmente em Muriaé nos últimos três meses, conforme o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) divulgado pela Prefeitura de Muriaé nesta quarta-feira (24).

O levantamento feito entre os dias 15 e 19 de janeiro aponta um índice de infestação do mosquito de 2,9. No último LIRAa, realizado em outubro do ano passado, este mesmo índice apontava 0,9.

A Prefeitura atribuiu este aumento a chegada do período chuvoso que é propício à proliferação do mosquito, que é o responsável por transmitir doenças como dengue, zika e chikungunya.

A nota destaca que ainda esta semana serão desenvolvidas ações que incluem mutirões casa a casa, inspeção de imóveis e mobilizações populares em praças como resposta imediata ao resultado do LIRAa.

A Prefeitura lembrou que outros municípios mineiros apresentaram aumentos ainda maiores entre os levantamentos feitos em outubro de 2017 e janeiro deste ano apresentaram. Pará de Minas registrou alta de 0,9 para 5,5. O aumento também pôde ser conferido em localidades da região, como Juiz de Fora (de 0,7 para 3,9), Ubá (de 3,8 para 8,2) e Viçosa (de 1,5 para 3,7). Vale lembrar que o índice considerado satisfatório pela OMS é de no máximo 1.

Ações nos últimos meses

Os números comprovam ainda que a Prefeitura já havia ampliado as ações de combate ao Aedes aegypti na última primavera. Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que foram realizadas 60.251 inspeções domiciliares entre outubro e dezembro de 2017 – quase o dobro em relação ao mesmo período do ano anterior. O número de mobilizações com atividades educativas e de conscientização também subiu, passando de 20 para 32. Foram promovidos ainda cursos de capacitação para agentes de controle de endemias e supervisores, além de reuniões para planejamento de estratégias.

Texto: Rádio Muriaé – com informações da Prefeitura de Muriaé.

Fonte : Rádio Muriaé/Prefeitura de Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar