Médico muriaeense anuncia sua aposentadoria após 40 anos de atividade profissional e agradece a população

Médico muriaeense anuncia sua aposentadoria após 40 anos de atividade profissional e agradece a população
Dr. Raimundo atuou a maior parte de sua vida nos hospitais São Paulo e Casa de Saúde Santa Lúcia – foto: Arquivo pessoal

Se existe algo difícil para as pessoas, seja em qualquer área de atuação, é entender o momento de encerrar suas atividades profissionais, principalmente quando a profissão é salvar vidas.

 Foi com esse sentimento de dever cumprido que o pneumologista Raimundo Soares de Paula, anunciou sua aposentadoria após 40 anos exercendo a profissão em Muriaé.

Dr. Raimundo como é popularmente conhecido, passou a maior parte de sua carreira dividindo seu tempo entre a Casa de Saúde Santa Lúcia e Hospital São Paulo. Atendeu uma geração de pacientes e proporcionou a muitos, um novo fôlego de vida, literalmente.

Durante esse período, além de médico, exerceu também outra função, tão prazerosa quanto a medicina; a de amigo. Nunca fez distinção entre os profissionais o qual trabalhou. Sempre com bom humor, fez do ambiente hospitalar, um local de esperança em meio a tantas turbulências do dia-dia.

Antes de se aposentar, Dr. Raimundo escreveu uma carta agradecendo a todos que participaram e contribuíram em  sua carreira durante todos esses anos e fez um apelo; que a nova geração de médicos exerça a profissão com dignidade e respeito. “A medicina é uma atividade profissional, sem nenhuma dúvida; mas, acima de tudo, é um exercício de humanidade, a ser desempenhado com empatia e devoção”. Disse Dr. Raimundo.

O pneumologista não disse quais serão seus planos para os próximos anos, mas seu legado e determinação serão lembrados por muito tempo.

Leia na íntegra a carta de agradecimento escrita pelo Dr. Raimundo

Queridas e queridos muriaeenses.

Com o sentimento de haver cumprido condignamente um importante dever social, venho comunicar meu afastamento do exercício da medicina.

Neste ato de despedida, quero ressaltar minha infinita gratidão a todos os pacientes que, ao longo de quase 40 anos, me distinguiram com sua confiança e seu afeto, transformando a minha trajetória profissional em uma comovente experiência humana.

Agradeço, ainda, à Casa de Saúde Santa Lúcia e ao Hospital São Paulo, instituições onde sempre encontrei o apoio de profissionais competentes e aguerridos – entre enfermeiros, faxineiros, médicos, recepcionistas, secretários, técnicos de enfermagem, etc. –, que se superam diariamente para oferecer à população um atendimento digno, não obstante as conhecidas fragilidades do sistema de saúde no país.

Registro igualmente o meu muito obrigado a quatro valentes mulheres que, de maneira tão zelosa, se dedicaram aos trabalhos no meu consultório, demonstrando sempre carinho e respeito a cada paciente: Elisa, Juliana, Rinara e Rosinha.

Na pessoa do Dr. Antônio Wilson, grande exemplo e grande amigo – apoio fundamental no início da minha carreira –, agradeço também a todos os colegas, que me brindaram com o convívio fraterno e a conversa edificante, contribuindo imensamente na tomada das decisões mais difíceis.

Aos mais jovens, que levarão adiante o ofício, deixo minha palavra de incentivo e um singelo apelo para que nunca percam a sensibilidade e a compaixão. A medicina é uma atividade profissional, sem nenhuma dúvida; mas, acima de tudo, é um exercício de humanidade, a ser desempenhado com empatia e devoção.

Se hoje, cumprida minha travessia, posso dizer que valeu tanto a pena, é precisamente porque, mesmo nos momentos mais desafiadores, sempre tive a certeza de que a atuação como médico dava um sentido mais profundo e verdadeiro à minha vida.

Muito obrigado a todas e todos os que me ajudaram a construir esta história.

Dr. Raimundo Soares de Paula

 

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Pesquisar