Núcleo para atender pessoas surdas, surdos-cegos e deficientes auditivos é criado em Muriaé

Núcleo para atender pessoas surdas, surdos-cegos e deficientes auditivos é criado em Muriaé
Juliana Amaral é Juliana é tradutora de interprete do IFF sudeste, coordenadora do Núcleo de Ações Inclusivas e professora de libras a 7 anos
Claudicéia Satornina é surda, estudante de pedagogia e uma das militantes na comunidade surda em Muriaé

Para a Secretária de Desenvolvimento Social Eveline Amaral, esse foi o primeiro de muitos projetos que serão criados em Muriaé

A Prefeitura de Muriaé anunciou esta semana a criação da  Central de Apoio aos Surdos, Surdos-Cegos e Deficientes Auditivos, com o objetivo de atender a comunidade de forma presencial, externo ou remoto (via webcam), no que lhes for necessário ter um intérprete de libras. A iniciativa é inédita no município e região. O núcleo de apoio foi montado na Secretaria de Desenvolvimento Social.

Nesta quinta-feira (28) a professora de libras e uma das idealizadoras do projeto Juliana Amaral acompanhada da Secretária de Desenvolvimento Social Eveline Amaral e da estudante de pedagogia Claudicéia Satornina, concederam uma entrevista à Rádio Muriaé. (Clique no vídeo acima e assista a entrevista na íntegra).

Durante a conversa, Juliana falou como o projeto irá beneficiar a vida da comunidade surda em Muriaé. Claudicéia que é surda, também participou da entrevista. Foi perguntada a ela a importância deste projeto para comunidade surda. A interpretação da linguagem de sinais foi feita pela Juliana. Claudicéia falou das dificuldades enfrentadas de não ter interpretes em locais como hospitais, bancos e até auto-escolas. Ela disse também que ter um núcleo para atender os surdos irá ajuda-los a crescer profissionalmente e também como pessoas.

Ainda segundo Juliana, o novo serviço permitirá a acessibilidade para a comunidade dos deficientes auditivos. Em todos os locais que houver demanda, ali estará a equipe de Libras da secretaria. A pessoa que precisar do intérprete para resolver determinado problema deverá agendar a sua necessidade com antecedência para que receba o atendimento no local ou mesmo remoto, através de uma ligação de vídeo.

Para a Secretária de Desenvolvimento Social, Eveline Amaral o projeto é o primeiro a ser desenvolvido pela pasta em menos de um mês após assumir a secretaria. A ideia é criar outros programas para atender aquelas pessoas sem acessibilidade, seja qual for.

 

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

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