Outubro Rosa: oncologista fala sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama

Outubro Rosa: oncologista fala sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama
Dr. ênio Moreira é cirurgião oncológico do Hospital do Câncer de Muriaé da fundação Cristiano Varella
A entrevista foi conduzida pelo jornalista Paulo Victor Costa e pelo comunicador Jorge Luiz

O mês de outubro chegou e com a data começou também o “Outubro Rosa”. Um período em que vários países no mundo separam para promover a conscientização sobre o câncer de mama.

Nesta quarta-feira (07), o departamento de jornalismo da rádio Muriaé entrevistou o oncologista Ênio Moreira, médico especialista em cirurgia oncológica do Hospital do Câncer de Muriaé da fundação Cristiano Varella. (clique no vídeo acima e assista a entrevista na íntegra).

Durante a conversa, o oncologista destacou que o número de pacientes na região que realizam tratamento contra o câncer de mama é alto e que as mulheres precisam ficar atentas nos primeiros sintomas e caso apareçam, a recomendação é procurar tratamento o quanto antes. “Quanto mais precoce o tratamento, menos agressivo é e mais são as chances de cura”, destacou o oncologista.

Câncer de mama em homens

Apesar de ser raro, o entrevistado disse que os homens podem sim contrair o câncer de mama. Caso surja o nódulo, é importante procurar um especialista o quanto antes.

Quebra de tabu

Mesmo diante de tanta informação sobre os cuidados que as pessoas devam ter para evitar a doença, muitas mulheres ainda têm o tabu de procurar um especialista ou até mesmo realizar o teste de toque nos seios para detectar algo diferente. “É importante que as mulheres conheçam o seu corpo para perceber se surgir algo diferente”. Destaca Ênio.

Carreta da Fundação

O especialista enfatizou que a Fundação Cristiano Varella possui uma carreta para ir aos mais remotos municípios mineiros e realizar consultas gratuitas. Uma das únicas formas que centenas de pacientes têm para a realização de exames.

Sobre o “Outubro Rosa”

 O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos e nos anos seguintes se propagou para vários países, inclusive o Brasil.

Em Muriaé, o Hospital do câncer da Fundação Cristiano Varella é referência em tratamentos oncológicos e todos os anos, realiza diversas ações para conscientizar as pessoas sobre a doença que pode levar a morte, mas se for detectada ainda no início, tem cura.

 

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: