Polêmica próxima do fim: verba para HSP poderá ser aprovada pelos vereadores, direcionada para Urgência e Emergência

Polêmica próxima do fim: verba para HSP poderá ser aprovada pelos vereadores, direcionada para Urgência e Emergência
A previsão é que o projeto entre em pauta nas próximas semanas
A reunião entre vereadores, diretoria do HSP e com o sec. Mun. de Saúde Marcos Guarino aconteceu na terça-feira, antes da sessão na Câmara

Durante a conversa, os diretores do HSP detalharam que a verba será usada nas complexidades de urgência e emergência

Após a polêmica envolvendo o Hospital São Paulo e Câmara Municipal de Muriaé, referente a uma liberação de verba para o Pronto Socorro, de aproximadamente R$ 350mil, um novo acordo está sendo traçado e há possibilidade da casa legislativa aprovar o recurso. Foi o que apurou o departamento de jornalismo da Rádio Muriaé.

De acordo com o provedor do HSP, Dr. Edivar Ferreira, o recurso não irá mais para os atendimentos ao Pronto Socorro, hoje realizado na UPA, mas sim para a Rede de Urgência e Emergência da instituição (RUE).

Segundo o provedor do hospital, a RUE atua no atendimento de casos mais complexos e urgentes, na maioria das vezes, levados pelas equipes do Corpo de Bombeiros e SAMU.  

Dr. Edivar ressaltou que para o hospital manter o setor em funcionamento, é preciso que seis equipes atuem 24 horas por dia.  

Nos próximos dias, um estudo será divulgado de forma detalhada para definir o que será atendido neste departamento e o que será encaminhado para a UPA.

Esta semana, houve uma reunião na Câmara Municipal entre diretores do HSP, vereadores e com o vice-prefeito e secretário Municipal de Saúde, Dr. Marcos Guarino.

De acordo com vereador Cristian Tânus (PTB), depois da explanação mais detalhada, feita pela diretoria do Hospital e pelo secretário municipal de saúde, ele acredita que os vereadores estão mais propensos a votar a favor da liberação do recurso. “Nós vereadores estamos trabalhando para melhorar, a cada dia, o sistema de saúde do município. Essa verba irá ajudar a custear os trabalhos de urgência e emergência do HSP”, afirmou o parlamentar que desde o início votou a favor da liberação do recurso.

Para o vereador Valdinei Lacerda, a reunião foi de extrema importância e a primeira vez que membros do poder executivo foram até à Câmara discutir o projeto. O vereador também informou que solicitou ao hospital documentações que comprovem os custos das equipes de retaguarda para comprovar as informações que foram passadas.

Minha opinião é que nenhum dos 12 vereadores que votaram contra o projeto que previa repasse para o desativado Pronto Socorro é contra o município ajudar o hospital, mas é preciso ter lisura no projeto de lei e clareza na justificativa desse projeto que, deve ser avaliado sempre como qualquer projeto, com responsabilidade, transparência do contrato e a certeza da prestação de serviços à população”, informou o vereador Valdinei Lacerda (PSD), que após a chegada do pedido de liberação do executivo, solicitou ao hospital uma série de documentos que comprovem a necessidade da verba.

O vereador disse também que o hospital São Paulo recebe, todos os meses, um recurso de mais de R$ 3 milhões destinados pelo SUS e que várias reuniões foram realizadas com membros das comissões da Saúde, Constituição e Justiça para discutir o assunto. “Acredito que tão logo tenhamos acesso às informações, estaremos enviando a indicação ao prefeito”, completou o vereador.

Nos próximos dias, A secretaria Municipal de Saúde irá formalizar um projeto e enviar para a votação na Câmara, mas ainda não há uma data definida para que a proposta  entre em pauta para ser apreciada entre os parlamentares.

 

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Pesquisar