Polícia Militar começa a fiscalizar uso de máscaras em Muriaé

Polícia Militar começa a fiscalizar uso de máscaras em Muriaé

A Polícia Militar começou nesta quinta-feira (25) a fiscalizar a população quanto ao uso de máscaras. A fiscalização será feita pela PM e também em conjunto com os servidores da Prefeitura de Muriaé.

Neste primeiro dia de fiscalização, as abordagens aconteceram na Rua Barão do Monte Alto. Dezenas de pedestres e motoristas receberam informações quanto a importância do uso da máscara. A maioria das pessoas estava usando o assessório, porém, alguns ainda insistiam em não usar ou usar de forma errada, não cobrindo a boca e nariz.

Em entrevista à Rádio Muriaé, o tenente Reinaldo da Polícia Militar explicou que serão realizados nos próximos dias abordagens e blitz educativas. À princípio, aqueles que forem flagrados sem máscaras não será cobrado nenhuma multa, mas advertido verbalmente quanto a importância do acessório.

Ainda de acordo com o tenente, a PM estará fiscalizando também denúncias de aglomerações e eventos clandestinos organizados na cidade.

Lei municipal garante a obrigatoriedade do uso de máscaras

A medida vale tanto para a cidade quanto para os distritos. Quem for flagrado sem máscara será, primeiramente, advertido; em caso de reincidência, poderá haver aplicação de multa, cujo valor ainda não foi estabelecido.

Tipo de máscara fica a critério do usuário

A lei municipal 5.992/2020 não define um tipo específico de máscara para uso obrigatório. Assim, os itens de produção caseira ou adquiridos junto ao comércio podem ser usados sem qualquer restrição.

Vale lembrar que, para não haver falta de equipamentos de proteção em hospitais, máscaras cirúrgicas e do tipo N95 devem ser usadas preferencialmente apenas por profissionais da área de saúde, enquanto estiverem em horário e local de trabalho.

Doação de máscaras – Para garantir o cumprimento da lei por todos, a Prefeitura de Muriaé ofereceu máscaras para pessoas de baixo poder aquisitivo. A doação foi feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e destinada aos usuários registrados no Cadastro Único. De acordo com o prefeito Grego, foram distribuídas mais de 25 mil máscaras.

 

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Pesquisar