Prefeito Grego fala sobre contenção de gastos e dados atualizados da Covid-19 em Muriaé

Prefeito Grego fala sobre contenção de gastos e dados atualizados da Covid-19 em Muriaé
A entrevista foi feita por telefone – Foto: Arquivo Rádio Muriaé

O prefeito Grego, em entrevista à Rádio Muriaé por telefone nesta quarta-feira (15) voltou a falar sobre medidas tomadas para a contenção de gastos no Centro administrativo.

Dentre as medidas está a redução de 20% nos salários do prefeito, vice-prefeito, secretários e demais servidores tanto efetivados quanto comissionados. O projeto será enviado à Câmara Municipal e precisa ser aprovado pelos vereadores.

Outra medida divulgada será a redução da carga horária dos servidores. A partir desta segunda-feira (20), os servidores que atuam no Centro Administrativo e em outros locais, passarão a trabalhar no horário de meio dia às 18h. De acordo com prefeito, com a redução dos horários, o executivo estará economizando inúmeras despesas internas.

Durante a entrevista, o prefeito falou sobre o motivo dos comércios permanecerem fechados, os números atuais da Covid-19 em Muriaé e sobre as grandes filas na porta das agências bancárias.

Rádio Muriaé: Os últimos números mostram cinco casos confirmados, nove casos em investigação, 73 em observação, aumento nos casos descartados e atualmente estão sendo monitoradas 82 pessoas. 68 casos tiveram monitoramentos encerrados. Qual análise o senhor faz com relação a esses números do coronavírus em Muriaé?

Prefeito Grego: Esses dados, na minha opinião dão uma falsa impressão. Como os boletins agora terão seus dados caindo, chegando a um número muito pequeno, vai dar uma falsa impressão à população de que Muriaé não está tendo casos de coronavírus. Mas isto é fruto da não realização de exames. O governo do estado não está mais fornecendo exames como fornecia há algumas semanas. Hoje os exames estão reduzidos e voltados exclusivamente para pacientes considerados graves. Com isso, os dados serão mascarados. Eu me preocupo muito, porque é natural que a população, ao ver estes dados de maneira muito fria, vai pensar que a coisa voltou a normalidade e que nós estamos imunes e livres desta pandemia em nossa cidade. O que não é fato. Isto é muito preocupante. É necessário que tanto o governo do estado, quanto o Ministério da Saúde, disponibilize o maior numero possível de testes para a população. Só assim nós teremos dados reais.

Rádio Muriaé: Com relação a reabertura do comércio. Tivemos nesta terça-feira em Muriaé um movimento de comerciantes e também de funcionários pedindo a reabertura das lojas. Semana passada a CDL entrou com mandado de segurança, que foi negado,  pedindo a reabertura do comércio. É de responsabilidade do Poder Executivo Municipal determinar o fechamento ou abertura dos comércios?

Prefeito Grego:  O Poder Judiciário da Comarca de Muriaé reconheceu que cabe aos comitês do estado de Minas Gerais e do município de Muriaé, deliberarem sobre o funcionamento do comércio. E se os Comitês deliberaram, no uso de suas competências, tais deliberações não podem ser afastadas por decisão judicial, e devem ser respeitadas por todos.  A proibição de funcionamento de parte do comércio não decorreu de decisões judiciais, mas sim, da deliberação dos poderes executivos, nas três esferas: federal, estadual e municipal. Tendo as decisões, apenas confirmado que o poder executivo é que tem mesmo competência para tais deliberações e que todas devem ser obedecidas.

Rádio Muriaé:  A Prefeitura de Muriaé pretende tomar alguma medida com relação as grandes filas que estão sendo formadas nas agências bancárias, principalmente de idosos?

Prefeito Grego:  O papel da prefeitura é de orientar. Nós não temos poder para proibir o ir e vir das pessoas. Os bancos estão demarcando nas calçadas a distância. Agora, se as pessoas respeitam ou não, a gente fica de braços amarrados. Eu lamento quando as pessoas não acreditam no real risco desta pandemia. Uma parcela grande da população acham que o coronavírus é invenção, que o vírus tem ideologia politica, que o vírus tem partido político, que o vírus é de direita, que é de esquerda. Eu acho que neste momento o vírus não está nem aí para nada disso. Ele está aí prá dizimar boa parte da humanidade. O que nós orientamos é que neste momento o que a ciência tem dito é que o melhor é o distanciamento social, ficar em casa, usar máscaras, e cuidar da sua higiene. Esse é o papel e que nós estamos batendo nesta tecla. Fique em casa. Cuidem-se.  

 

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Pesquisar